10 dicas de alimentação saudável para os parceiros do trecho

Uma coxinha aqui, um sanduíche ali, uma feijoada acolá. Na pressa de entregar a carga, ou para economizar nas paradas, muitos amigos estradeiros deixam de se alimentar de forma adequada. Pensando nisso, elaboramos uma lista com dez dicas de alimentação saudável para o amigo estradeiro enfrentar o trecho.

1. Coma sempre legumes e verduras de cores variadas (amarelo, laranja, vermelho, verde escuro, verde claro, roxo, etc.). Quanto mais colorido o prato, mais rica e equilibrada é a alimentação.

2. Mastigue bem. Quanto mais mastigamos, mais absorvemos os nutrientes dos alimentos.

3. Prefira alimentos grelhados, cozidos e refogados. Frituras engordam e dificultam a digestão.

4. Tome pelo menos oito copos de água por dia, mas procure não beber água durante as refeições. Só beba água mineral ou fervida e mantenha o reservatório de água do caminhão sempre limpo.

5. Tenha sempre frutas no caminhão e coma pelo menos três por dia, entre as refeições. Aproveite para conhecer a incrível variedade de frutas que o Brasil oferece!

6. A alimentação deve ser dividida em três refeições principais e três lanches intermediários. Assim, quando você for comer, não corre o risco de exagerar.

7. Não durma logo após as refeições e não ingira alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.

8. Prefira carnes magras, peixes e aves sem pele.

9. Coma bastante salada crua antes dos pratos quentes. Elas contém fibras, que são muito importantes para a saúde.

10. Diminua o consumo de sal, açúcar, doces e refrigerantes.

Como lembra a nutricionista Karina Carvalho, autora dessa lista, “comer bem é sinônimo de saúde”. “Mas comer bem não significa comer muito, como acreditavam nossas avós. Uma alimentação saudável e equilibrada previne doenças e melhora a qualidade de vida. Com pequenos cuidados na sua rotina diária é possível viver muito melhor”, conclui.

Veja também: Dicas de alongamento para fazer com o caminhão parado

- Publicidade -