25% dos caminhões avaliados na Dutra apresentam problemas na barra de direção

A ação “Caminhão 100%“, já conhecida por quem roda pela Via Dutra no trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro, verificou nos dias 26 e 27 de fevereiro as condições dos componentes da barra de direção de 40 caminhões que passaram pela checagem gratuita em Resende (RJ). Destes 40 veículos, 25% deles apresentavam algum problema relacionado à falta de reparação.

Desenvolvido, desde 2008, pelo GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, em parceria com o Grupo CCR, o programa Caminhão 100% consiste em verificar gratuitamente a parte mecânica e itens de segurança dos caminhões que trafegam pela Rodovia Presidente Dutra e, a partir de junho de 2013, também pela Rodovia Castello Branco.

“Encontramos falhas nos principais itens de segurança dos veículos vistoriados, barra de direção soldada e coifa do terminal de direção rasgada”, afirmou Marcos Cortes, profissional da assistência técnica da Nakata. Segundo Cortes, o caminhão que estava com a barra soldada roda, em média, 400 km dia pela Rodovia Presidente Dutra, aumentando o risco de provocar um grave acidente.

Ele adverte e explica que quando a coifa estiver danificada ou houver folga na barra de direção, a recomendação é substituir todo terminal por outro novo. “É impraticável usar peças recondicionadas já que podem ocasionar trágicos acidentes”, acrescenta.
É aconselhável realizar a manutenção preventiva, periodicamente, a cada 10 mil km, já que a falta de reparação causa desgaste em outras peças do conjunto de direção. A próxima avaliação acontece nos dias 26 e 27 de março, no Posto Sakamoto II, na Rodovia Presidente Dutra, km 210,5 – Pista Sul, em Guarulhos/SP.

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