9 filmes imperdíveis que todo caminhoneiro deveria assistir

Do Brasil Caminhoneiro, em SP

De Mazzaropi a Chuck Norris, passando por Sylvester Stallone, muitos foram os protagonistas que enfrentaram as agruras da vida no trecho. Pensando nisso, elaboramos uma lista de nove filmes (e dois seriados) imperdíveis para a turma estradeira ver e rever.

Sai da Frente (1952)

Isidoro é dono de um caminhãozinho cujo apelido é “Anastácio”. Contratado para transportar alguns móveis para Santos, ele passa por várias situações cômicas durante o percurso, que consiste na descida da serra pela Via Anchieta. O filme marca a estreia de Mazzaropi nos cinemas.

Encurralado (1971)

Um negociante dirige seu carro pelas rodovias da Califórnia quando de repente se vê perseguido por um caminhão gigante. O que parece ser uma brincadeira, acaba por se tornar um verdadeiro duelo.

Comboio de Carga Pesada (1977)

Chuck Norris é o motorista de caminhão John David. Depois de seu irmão desaparecer com uma carga numa cidadezinha do Texas, o personagem de Norris sai à procura dele com sede de justiça.

Comboio (1978)

O caminhoneiro Martin “Pato de Borracha” Penwald se desentende com um xerife abusivo e se rebela contra a corrupção policial. Ele então passa a contar com ajuda de comboio de estradeiros em busca de vingança. O filme é baseado na canção country homônima.

Falcão – O Campeão dos Campeões (1987)

Lincoln Falcão (Sylvester Stallone) é um caminhoneiro que tenta reconstruir sua vida após a morte da esposa. Ele busca se reaproximar do filho, Michael, de quem se afastou anos atrás. O garoto não dá muita atenção ao pai, até que ele se inscreve em um campeonato nacional de queda de braço.

Jorge, um Brasileiro (1988)

Estrelado por Carlos Alberto Riccelli, o filme narra a história do caminhoneiro Jorge, que, depois de uma discussão com sua antiga companheira, parte num comboio. Durante a viagem, Jorge começa a relembrar fatos marcantes de sua vida.

O Sal da Terra (2008)

Mostra a rotina do padre e caminhoneiro Miguel e os rituais da missa e da própria atividade estradeira, ambas praticadas para os caminhoneiros. Os dramas e expectativas de Miguel, do caminhoneiro Romeu e do Andarilho se cruzam ao longo das rodovias.

O Caminhão do Meu Pai (2013)

O curta conta a história de Mai Vy, uma garota vietnamita que descobre que o pai, além de transportar agricultores pelos campos de arroz, também recolhe cachorros para levá-los a abatedouros. O filme é uma produção entre Brasil e Vietnã e foi indicado como um dos dez pré-finalistas ao Oscar de Melhor Curta.

Homem Comum (2015)

O filme acompanha a vida do caminhoneiro Nilson de Paula por 17 anos de sua vida. De lá para cá, morte, doença, recomeço e muita estrada marcam a trajetória desse “homem comum”.

Séries:

As Aventura de B.J. (1979)

A série narra as aventuras de um caminhoneiro chamado Billy Joe (B.J.) McKay e seu mascote, um chimpanzé de nome Urso, pelas estradas norte-americanas.

Carga Pesada (2003)

Estrelada por Antônio Fagundes e Stênio Garcia, a série, exibida originalmente de 1979 a 1981, ganhou uma refilmagem em 2003 e caiu no gosto do público. Mostra as aventuras da dupla de amigos Pedro e Bino pelas estradas do Brasil.

Veja também: Volvo VM estrela filme À Beira do Caminho

- Publicidade -