Curitiba inicia restrições a caminhões em 1º de setembro

No dia 1º de setembro, caminhões com carga acima de sete toneladas estarão proibidos de circular na Linha Verde de Curitiba/PR nos dias úteis, das 7h às 10h, e das 17h às 20h. Nos demais horários, só poderão circular pela faixa da direita, enquanto nos finais de semana não haverá restrição de horário.

A Linha Verde é um eixo de transporte e uma avenida urbana, construída em trecho urbano da antiga BR-116. Os caminhões que passam no local, com destino a Porto Alegre/RS ou São Paulo/SP, contam com a opção dos contornos rodoviários, construídos exatamente para desviar o tráfego pesado das áreas urbanas.

A restrição de 1º de setembro complementa a portaria 111/2010 da Urbs (empresa pública responsável pelo setor de transporte), que criou a Zona de Tráfego de Cargas da Linha Verde (ZTC/LV). O objetivo da ZTC/LV é permitir um melhor controle e fiscalização do transporte de cargas.

O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Luciano Ducci, em reunião com representantes do setor de transportes. “Essa foi uma decisão em comum acordo. Com essa ação e a parceria com o setor de transportes teremos uma melhora no trânsito da Linha Verde nos horários de pico”, afirmou Ducci.

A restrição ao tráfego de caminhões não é de hoje: ela existe em Curitiba desde 1997 para o Centro da cidade. O Decreto Municipal 973 estabelece horários específicos para carga e descarga de acordo com a capacidade de carga e o comprimento do veículo.

Para orientar os caminhoneiros, a Urbs irá distribuir folhetos explicativos nas praças de pedágio das BRs 476 e 277 próximos à Curitiba, bem como em postos de combustíveis e terminais de cargas que concentrem caminhões.

Confira abaixo quais são as vias de Curitiba/PR que terão a circulação proibida para os pesados com carga acima de sete toneladas:

Avenida Salgado Filho
Rua Pedro de Toledo
Rua Aluízio Finzetto
Avenida da República
Rua Eduardo Vardanega
Avenida Presidente Wenceslau Braz
Rua Ministro Francisco Antonelo
Avenida Brasília
Rua Dante Luiz Júnior
Rua Adel Raad
Rua Reinaldo Gusso
Rua Jovina de Oliveira Karan
Rua Ipiranga
Rua Francisco Raitani
Rua André Ferreira Barbosa
Rua Emanoel Voluz
Rua Durval Jungles
Rua Engenheiro João Bley Filho
Rua Jorge Coleraus Barbosa
Rua Luciano Piuzzi
Rua Cid Marcondes de Albuquerque
Rua Wilson Stadler
Rua Batista da Costa
Rua Hermenegildo Bonat
Rua Arthur Euclides de Moura
Rua José Maria Pinheiro Lima
Rua Ângelo Scaramuza
Rua Francisco Derosso
Rua Antonio Rebelatto
Rua Tenente Olderico Gabardo
Rua Irmã Flávia Borlet
Rua Chanceler Oswaldo Aranha
Rua Frei Henrique de Coimbra
Rua Paulo Setubal
Rua Presidente Pádua Fleury
Rua Professor João Soares Barcelos
Rua Major Fabriciano do Rego Barros
Rua Canal Belém

Foto: Luiz Costa/SMCS

- Publicidade -