(00:00) Abertura calorosa do apresentador, voltado ao público de caminhoneiros, motoristas e proprietários de veículos; introdução ao tema: recall veicular e sua importância para segurança, evitar multas e apreensão de veículos.
(00:37) Definição de recall: chamado das montadoras para corrigir defeitos de fabricação que colocam em risco a segurança; no Brasil, é obrigatório por lei de trânsito e Código de Defesa do Consumidor, além de ser sempre gratuito.
(01:04) Contextualização no campus Gama da UnB, com o professor Alessandro, especialista nacional em recall, explicando os mecanismos de detecção e gestão do recall.
(01:35–02:36) O recall pode surgir de testes internos da montadora (com comunicação à Senatran) ou de denúncias via DPDC, que levam à investigação e possível abertura de recall.
(02:36–03:05) Não há recall específico para tipos de veículos (carga ou passeio): podem envolver problemas estruturais, do motor ou itens de segurança, afetando todos os tipos.
(03:37–04:05) São mais de 3,5 milhões de veículos com recall pendente no Brasil; muitos proprietários nem sabem disso.
(04:05–04:48) Para consultar, acesse gov.br e informe CPF + chassi, ou use a carteira digital de trânsito no celular; a resposta é imediata e simples.
(04:48–05:20) Caso haja recall pendente, isso aparece na carteira digital e impede o licenciamento do veículo — dirigir veículo sem licenciamento é infração gravíssima (multas e remoção).
(05:20–05:57) Se o recall ficar pendente por mais de 12 meses, o licenciamento anual e serviços do Detran (como transferência em caso de venda) ficam bloqueados, conforme alteração no artigo 131 do CTB.
(05:57–06:29) O recall é uma ação responsável da indústria que indica preocupação com a segurança, e não algo a se esconder.
(06:29–06:53) Exemplo real: colisão traseira onde o airbag com defeito foi ativado, perfurou o pescoço do ocupante e resultou em morte — reforça a gravidade de não atender recall.
(06:53–07:28) A única exceção legal para não cumprir recall é a falta de peças na concessionária, circunstância rara, e sujeita a prorrogação pelo Contran.
(07:28–08:00) Recall recente de caminhões Atego 1933 LS: fabricados entre fevereiro e março de 2025, com falha na fixação da caixa de direção devido a torque inadequado dos parafusos, podendo causar perda de controle.
(08:29–08:53) Conclusão: o recall salva vidas — o apresentador encoraja que todos verifiquem se há recalls pendentes via celular e, em caso positivo, agendem o reparo gratuito o quanto antes.