Maior parte de vacinação contra Hepatite B será em janeiro e fevereio

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta semana uma “força-tarefa” em todo o Estado para imunizar cerca de 5,8 milhões de paulistas contra a hepatite B.

O objetivo inicial será focar nos meses de janeiro e fevereiro, aproveitando o período de férias escolares, principalmente os adolescentes com idades entre 15 e 19 anos. Dados da Secretaria apontam que um em cada três paulistas nesta faixa etária ainda não foi imunizado contra a hepatite B.

Segundo Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, “a vacina é a melhor forma de prevenção contra a hepatite B. Por isso é muito importante que as pessoas aproveitem o período de férias para ir ao posto de saúde e colocar a carteira em dia, especialmente os adolescentes entre 15 e 19 anos.”

A vacina agora também será oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para as 3,7 milhões de pessoas que possuem entre 25 e 29 anos em todo o Estado, diferentemente do ano passado, disponível somente para quem tinha até 24 anos de idade.

Além da população com até 29 anos de idade, a vacina contra hepatite B está pode ser obtida gratuitamente para grupos considerados de risco, como profissionais do sexo, homossexuais, usuários de drogas injetáveis, manicures, podólogos e profissionais de saúde, entre outros.

Para ter sucesso na imunização total contra a doença é necessária três doses da vacina. A segunda dose acontece um mês depois da inicial. A terceira, após seis meses.

Foto: ilustração

- Publicidade -