SulAmérica estima redução de 50% em incidentes em transporte de cargas com gerenciamento de riscos

As dificuldades para conseguir fazer um seguro de caminhão são muitas. Uma das medidas quase obrigatória que atualmente ajuda o transportador nesta busca é adotar práticas de gerenciamento de risco. De acordo com a seguradora SulAmérica, até 50% das ocorrências de roubo ou furto poderiam ser evitadas com a adoção de medidas preventivas contempladas na consultoria de gerenciamento de riscos de seguro de Transporte. Os dados da SUSEP confirmam isso: os índices de sinistralidade em roubo/furto tem melhorado e em 2013 este índice foi de 52% contra os 60,6% de 2012.

Rastreamento e monitoramento do roteiro, alinhamento de mecanismos de segurança como bloqueios e alarmes, escolta, treinamento da equipe para minimizar falha humana são algumas das ações que compõem o conjunto de técnicas que podem ser utilizadas no gerenciamento de riscos de cargas. Essas medidas auxiliam o transportador a minimizar as perdas ou danos que possam ocorrer no transporte de mercadorias.

“Além de proteger o caminhoneiro ao longo do trajeto, a adoção do plano proporciona maior eficiência na operação de transporte”, afirma o vice-presidente de Auto, Ramos Elementares, Vida e Previdência, Carlos Alberto Trindade Filho.

- Publicidade -