Atropelamento de animais, um perigo constante nas rodovias

Por Juliana Nogueira
Do Brasil Caminhoneiro, em SP

O atropelamento de animais silvestres é um problema que afeta a fauna e compromete a segurança nas estradas. E os casos são mais comuns do que muita gente imagina. “Estima-se que 475 milhões de animais silvestres morram no Brasil todos os anos”, explica Fernanda Goss Braga, pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Conservação dos Tamanduás do Brasil. “São cerca de 15 casos de mortes de animais por segundo nas estradas.”

Fernanda diz que não existem estudos conclusivos sobre a época do ano em que o índice de atropelamentos de animais seja maior. Mas destaca a importância dos motoristas redobrarem a atenção no período da safra. “Nesta época, como há maior trânsito de caminhões nas estradas, acabam aumentando as chances de acidentes com animais que estão transitando na pista.”

Nas rodovias que cortam as regiões de reservas florestais, fazendas e matas, a presença de animais silvestres é constante. Mas Fernanda faz um alerta para que os motoristas fiquem atentos a esse perigo em qualquer lugar. “Se encontrar um animal na pista, evite buzinar ou piscar o farol, para não assustá-lo. Reduza a velocidade e avise aos agentes do posto policial mais próximo. Daí serão tomadas as medidas adequadas para proteger o animal e evitar acidentes”, conclui.

Foto: Pixabay

- Publicidade -