60% dos passageiros de ônibus de passeio não usam cinto de segurança, aponta levantamento

Em torno de 135 mil passageiros deverão embarcar na Rodoviária de Curitiba entre esta sexta-feira (19) e a quarta-feira (24), véspera do Natal. Foto: Rogério Machado/SMCS (arquivo)
Foto: Fotos Públicas/Rogério Machado/SMCS (arquivo)

Uma pesquisa feita por amostragem pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) chegou a conclusão que mais de 60% dos passageiros que viajam pelas estradas paulistas em ônibus não utilizam o cinto de segurança.

A análise do comportamento de motoristas e passageiros foi feita entre linhas que saem de São Paulo para as cidades de São Roque, Atibaia, São José dos Campos, Jacareí e Cubatão em trechos de ida e volta.

No total foram analisadas 174 viagens. Em apenas 22% delas o número de passageiros que utilizaram o cinto de segurança durante o percurso foi superior a 60%.

A Artesp acredita que o aumento do percentual de utilização do cinto de segurança possa ocorrer com a obrigatoriedade de, no início das viagens, os condutores orientarem os passageiros sobre a necessidade da utilização do equipamento, além de informarem sobre os riscos aos quais estão sujeitos sem o uso do dispositivo. Para isso será desenvolvida uma ampla campanha de conscientização em 2016.

Em 144 das viagens analisdas, o motorista não orientou os passageiros a utilizarem o dispositivo. E, mesmo nas viagens em que o motorista falou algo, apenas em 11 foi notado um aumento no uso do cinto de segurança. A orientação do condutor sobre o cinto de segurança elevou o percentual de utilização em 15%, daí a importância do alerta, concluiu avaliação da Artesp.

- Publicidade -