A partir deste mês mulheres podem fazer exame em Unidade Móvel de Mamografia

Rodará na cidade de  São Paulo no caminhão VW Constellation 13.180, uma Unidade Móvel de Mamografia pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do subdistrito da Mooca, em São Paulo. O foco é ampliar a capacidade de realização do exame às pacientes atendidas pelas UBS, além de reiterar a importância dos exames periódicos.

Por meio de um mamógrafo instalado no caminhão, será possível aumentar as chances de diagnosticar precocemente o câncer de mama, visando à redução no número de mortes causadas pela doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para 2012 são estimados mais de 52 mil novos casos, com índice de mortalidade em torno de 21%.

A unidade dará início aos atendimentos em maio e terá capacidade para fazer quatro exames por hora. Dois profissionais – técnico e recepcionista – atenderão às mulheres dos bairros Mooca, Pari, Brás, Belém, Vila Bertioga, Vila Prudente, Água Rasa e caso seja diagnosticada com câncer de mama, a paciente receberá seguimento necessário para tratamento da doença.

“Desde o início acreditamos nos benefícios deste projeto à sociedade, porém, o mais importante é vê-lo operando e realizando exames em dezenas de mulheres que receberão atendimento rápido e eficiente, fundamentais para um diagnóstico que aumentará, sem dúvidas, a chance de cura. Estamos plenamente confiantes no sucesso e esperamos que os esforços mútuos façam a diferença na vida de muitas mulheres e suas famílias”, destaca Marco Saltini, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin America.

O projeto itinerante é resultado da parceria entre a MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminhões MAN, Instituto Se Toque, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Justiça Federal. A Unidade Móvel de Mamografia é por tempo indeterminado, o planejamento é que  ele seja renovado ano a ano.


Foto: Divulgaçãp/MAN

- Publicidade -