Acessibilidade aos motoristas é foco de novo conceito da Iveco Bus

Acessibilidade

Fabricante de ônibus apresentou conceito de assento móvel na posição do motorista para facilitar a acessibilidade de idosos, obesos, cadeirantes ou pessoas com alguma restrição de movimentos

Acessibilidade é um tema que sempre é associado à imagem do cadeirante. No entanto, as dificuldades relacionadas à mobilidade já atingem 45 milhões de brasileiros entre idosos, obesos e deficientes físicos. De olho nesta fatia da população como um mercado, a Iveco Bus apresentou o Daily Life Concept nesta terça-feira (7) em Sete Lagoas (MG), um conceito novo para motoristas de ônibus.

Acessibilidade

“Quando apresentamos um produto como esse todo mundo pensa no cadeirante como foco, mas as dificuldades são para muito mais pessoas”, afirma Gustavo Serizawa, gerente de marketing da Iveco Bus. “Estamos falando de idosos, por exemplo. As pessoas estão envelhecendo e não é fácil subir um degrau de ônibus ou caminhão para uma pessoa idosa, ou um obeso”, explica o executivo.

O diferencial do veículo para facilitar o acesso à posição do motorista é um dispositivo de poltrona móvel desenvolvido pela empresa Elevittá. O modelo é semelhante ao que já foi visto na Daily Elevittá, voltado para a acessibilidade dos passageiros. O sistema leva a poltrona para o lado de fora do veículo e retorna para a posição em frente ao volante. Para pessoas sem ou com pouco movimento nas pernas, o Life Concept também tem desenvolvimentos da empresa Kivi Brasil, fabricante de dispositivos auxiliares de condução para pessoas com deficiência.

Apostar neste mercado ao desenvolver um produto não é fácil, mas a Iveco Bus enxerga valor em se antecipar à demanda para o setor. “As empresas possuem dificuldade em cumprir os de 3% a 5% de funcionários dentro do quadro que possuem alguma necessidade especial. A gente olhou no nosso desenvolvimento para esse tipo de público. Nosso foco foi trazer para discussão algo que era impossível, que é incluir o cadeirante no mercado de motorista de ônibus ou caminhão”, revela Serizawa.

Acessibilidade

O tema da acessibilidade vem pautando a Iveco Bus. O novos produtos da empresa buscaram soluções para o transporte de passageiros que atendam a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146). Foi assim com o Daily Elevittá, o GranClass e o SoulClass.

“Nosso time se antecipou à demanda do mercado e coloca à disposição mais um veículo que engloba tecnologia, inclusão e acessibilidade”, diz Humberto Spinetti, diretor de negócios da Iveco Bus. O Daily Life conta com 18 lugares incluindo até três passageiros com mobilidade reduzida. “Esse é um veículo que realmente qualquer um pode dirigir”, afirma Gustavo Serizawa.