Vídeo: para evitar acidente, caminhoneiro usa área de escape na BR-376

Área de escape foi implantada para servir de refúgio para os veículos de grande porte que perdem o freio

- Publicidade -

Um caminhoneiro conseguiu evitar um acidente na manhã de quarta-feira (4) ao entrar na área de escape da BR-376, na altura do quilômetro 671, em Guaratuba (PR).

O motorista perdeu o freio do veículo de grande porte no final da descida da Serra do Mar, em Santa Catarina. O homem não se feriu. Câmeras de segurança da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a estrada, flagraram o caminhão saindo da pista e entrando em alta velocidade no escape.

Palavra da Concessionária

De acordo com a concessionária, o veículo, de três eixos, que estava carregado com 13 toneladas de fio de algodão, entrou no dispositivo por cerca de 85 metros.

Segundo relato do motorista à Arteris, ele conhecia bem a região e decidiu entrar na área de escape porque perdeu o freio na descida da serra.

Área de escape

Vídeo: para evitar acidente, caminhoneiro usa área de escape na BR-376 (Foto: Reprodução/Twitter)

Ainda conforme a concessionária, desde 2011, a área de escape, que tem 240 metros de extensão e 8,5 metros de largura, já evitou 190 acidentes.

A área de escape foi implantada para servir de refúgio para os veículos de grande porte que perdem o freio na descida da serra. Ainda conforme a administradora da estrada, além de pavimentação, a área é composta de argila expandida, que faz com que os pneus dos veículos afundem, possibilitando a redução da velocidade em um curto espaço de tempo.

Com informações do UOL

- Publicidade -