AL-KO investe no mercado brasileiro com fábrica em Atibaia-SP

Instalação no interior paulista marca a entrada das operações da AL-KO na América do Sul

AL-KO investe no mercado brasileiro com fábrica em Atibaia-SP (Foto: Divulgação)

A AL-KO, fabricante alemã de chassis, eixos, sistemas de freio e componentes para trailers, motorhomes e reboques comerciais, apresentou o seu plano de operação no Brasil, com a instalação da unidade fabril em Atibaia, São Paulo, em uma área de aproximadamente 1000 metros quadrados.

No país são licenciados em média 100 mil novos reboques (categoria até 3,5 toneladas) por ano. A AL-KO pretende alcançar 10% de participação de mercado a partir desse início de operação.

De acordo com Arndt Budweg, diretor geral da AL-KO, a empresa deve investir em torno de 2,5 milhões de reais no país. A fábrica, a princípio, vai produzir componentes para os mercados de trailers e reboques comerciais.

“No momento estamos importando da Alemanha e redistribuindo no Brasil. A próxima etapa, já para 2018, será a fabricação do nosso principal componente: o eixo, com a suspensão e o sistema de freios. Essa montagem se inicia em seis meses aqui em Atibaia”, afirma Budweg.

A instalação no interior paulista marca a entrada das operações da AL-KO na América do Sul. A empresa alemã pretende crescer cerca de 30% a 40% por ano. Segundo Budweg, a marca chega para dar mais qualidade e segurança ao segmento.

“O mercado brasileiro de reboques no Brasil ainda é muito simples. Temos muitos componentes vindos da ‘sucata’, como eixos da indústria automobilística, feixes de mola também usados, o que traz insegurança para o país. Obviamente nossas autoridades estão enxergando isso. Existe uma corrente muito forte trabalhando para o aumento de profissionalização e segurança. A AL-KO entra com sistemas de freio, estabilidade, suspensão adequada para as estradas brasileiras, centros de gravidade mais baixos, ou seja, com os nossos componentes, os reboques fabricados no Brasil passam a ter muito mais segurança, estabilidade e conforto. Apostamos na profissionalização”, explica o diretor geral da AL-KO.

Entre os principais produtos que serão fabricados no Brasil estão a suspensão, com eixo de torção sextavado, e o sistema de freio inercial. “Nossa suspensão é exclusiva, trabalhamos com um tubo sextavado, que permite uma suspensão mais suave e estável. Já em relação ao freio inercial, nós aproveitamos a força do próprio reboque sobre o veículo trator, que quando este freia, nós transformamos essa força inercial em força de acionamento de freio. Isso não sobrecarrega o sistema de freios do carro. Nós anulamos a força que o reboque faz sobre o carro”, finaliza Arndt Budweg.

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