Allison Transmission e Dana Holding Corp. licenciam os direitos à tecnologia NuVinci® da Fallbrook Technologies Inc.

Allison Transmission Holdings Inc. (registrada na Bolsa de Valores de Nova York, NYSE, comoALSN), Dana Holding Corporation (NYSE:DAN), e Fallbrook Technologies Inc. anunciaram ontem a formação de relacionamentos estratégicos para desenvolver, fabricar e comercializar transmissões de alta eficiência para automóveis de passeio, veículos comerciais e equipamentos fora de estrada. Essas transmissões de última geração serão projetadas para aumentar a eficiência do combustível, reduzir as emissões e melhorar o desempenho geral do veículo.

Será licenciada para Allison e Dana a tecnologia CVP NuVinci® daFallbrook, que permite aos projetistas reduzir a complexidade das transmissões, supercompressores e outros sistemas do conjunto de acionamento, permitindo que o motor opere a velocidades mais eficientes.

Com o contrato de licenciamento, a Allison obtém da Fallbrook o direito exclusivo de utilizar a tecnologia CVP para o desenvolvimento e comercialização de transmissões primárias para os mercados finais da Allison, que poderiam incluir veículos comerciais, aplicações militares e alguns mercados de equipamentos fora de estrada e grandes equipamentos estacionários.

“Principal fornecedor global de transmissões totalmente automáticas para aplicações comerciais, a Allison está comprometida com o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias que satisfaçam as necessidades do mercado em termos de melhoria do desempenho, economia de combustível e durabilidade”, disse Lawrence E.Dewey, presidente do Conselho de Administração, presidente executivo e CEO da Allison.

Dentro de um contrato separado, a Dana terá licença exclusiva da Fallbrook para projetar e produzir componentes de transmissão e outras soluções avançadas para o conjunto de acionamento com a tecnologia CVP NuVinci®para automóveis de passeio e determinados veículos fora-de-estrada nos mercados finais atendidos pela fabricante.

Para os mercados finais atendidos pela Allison Transmission, Dana e Allison assinaram uma carta de intenção para a exploração de uma aliança estratégica por meio da qual a Dana fabricaria exclusivamente componentes de transmissão com tecnologia CVP NuVinci® para a Allison.

“Com o lançamento desses relacionamentos estratégicos de longo prazo com Allison e Fallbrook, ambas líderes reconhecidas no campo da inovação, continuamos alavancando sinergias tecnológicas em todos os mercados que atendemos – automóveis de passeio, veículos comerciais e fora de estrada”, afirmou Roger J.Wood, presidente e CEO da Dana.

A tecnologia CVP NuVinci® patenteada pela Fallbrook é uma categoria premiada de transmissão variável contínua baseada em tração, para produção em série e altamente adaptável. Controla as relações de velocidade e torque e pode ser aplicada em dispositivos mecânicos que têm uma transmissão ou podem aproveitar a variação de velocidade ou torque.A transmissão NuVinci® usa um conjunto de esferas que giram entre os componentes de entrada e saída da transmissão. Ao serem inclinadas, as esferas têm seus diâmetros de contato alterados, o que faz variar a razão de velocidade. Comparando com outras tecnologias de transmissão atuais, as análises da Fallbrook indicam que sua tecnologia NuVinci® é menos complexa, aplica-se mais facilmente em escala e em pacotes, custa menos para produzir, e facilita o caminho para chegar ao desempenho ideal.

“Allison e Dana são líderes da indústria de transmissões, e sua adesão e investimentos em nossa tecnologia NuVinci® representam um aval poderoso da prontidão e valor que ela tem para diversos mercados veiculares e outras aplicações de força”, declarou William G.Klehm III, presidente do Conselho de Administração e CEO da Fallbrook. “Esses relacionamentos estratégicos complementarão nossas já poderosas operações de conjuntos de acionamento para bicicletas e unidades de força auxiliares. Além disso, a adoção da tecnologia NuVinci é coerente com os planos de crescimento da Fallbrook na comercialização de comandos acessórios e outras aplicações industriais”.

A previsão é que dentro dos próximos três a cinco anos toda a produção de transmissões fora-de-estrada nos mercados atendidos pela Dana use componentes equipados com a tecnologia NuVinci. Quanto à implementação em veículos de passeio e comerciais, a previsão é para antes do final desta década.

(EH)

Foto: Ilustração