Analise do Murilo | Turma do bico doce

 

O transporte de açúcar continua sendo uma das mais importantes cargas para muitos caminhoneiros de São Paulo e do Triângulo mineiro. E a boa notícia é que o Brasil deverá exportar cerca 30 milhões de toneladas de açúcar nesta safra e garantir o equivalente a 50% da demanda global pelo produto. Isso ocorre não apenas porque a produção e as exportações brasileiras estão em crescimento, mas porque a Tailândia, que é o segundo exportador mundial, enfrenta quebra de safra decorrente de uma das maiores secas dos últimos 40 anos.

O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, afirma que o Brasil deverá recuperar em 2020/2021 os patamares recordes de produção de açúcar registrados há três anos. É esperada uma produção total de 38 milhões de toneladas de açúcar na safra 2020/2021, sendo que 36 milhões deverão ser produzidos por usinas do Centro-Sul e aproximadamente 2 milhões a 3 milhões de toneladas por unidades do Nordeste. Esse total representa um incremento de aproximadamente nove milhões de toneladas sobre a produção de açúcar de 2019/2020.

O pessoal do bico doce, como esses caminhoneiros costumam se apelidar está tendo mesmo muito trabalho, apesar das dificuldades que a pandemia do coronavírus tem trazido para o país e – na verdade – para todo o mundo..

- Publicidade -