Anchieta terá atendimentos de saúde gratuitos para caminhoneiros nesta quinta-feira

A Ecovias – empresa que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, promove em parceria com a Universidade Metodista nesta quinta-feira (22) a última edição do Biovia em 2012. O projeto é voltado para os caminhoneiros que trafegam pelas vias concedidas à Ecovias e acontece na área de descanso localizada no km 40 da pista de descida da via Anchieta, em São Bernardo, entre 8h e 16h. O espaço conta com estrutura completa de consultório odontológico e salas para atendimento, diagnóstico e tratamento em diversas especialidades da saúde.

Os caminhoneiros poderão realizar, gratuitamente, exames de pressão arterial, testes de glicemia, avaliação postural, índice de massa corpórea (IMC), orientações de exercícios durante as pausas de trabalho, orientação sobre cuidados com a higiene bucal, prevenção de câncer bucal e orientação nutricional, com dicas práticas de alimentação saudável.

Todo o tratamento é oferecido gratuitamente como forma de contribuir para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de vida dos caminhoneiros, com impactos diretos na redução de acidentes. As atividades da área de saúde e qualidade de vida são realizadas por alunos da Universidade Metodista dos cursos de biomedicina, ciências biológicas, fisioterapia, educação física, farmácia, psicologia, odontologia e nutrição.

Durante o evento, os participantes receberão também o Guia Prático para Viagens Seguras, que traz orientações sobre como dirigir em casos de baixa visibilidade. O material faz parte da campanha “Por uma Estrada Sem Acidentes” (www.ecorodovias.com.br/semacidentes), realizada pelo grupo EcoRodovias.

Parceira na ação, a Porto Seguro Transportes distribuirá lanches e kits do movimento ‘Trânsito+gentil’ (www.transitomaisgentil.com.br), para incentivar a prática de atitudes mais tolerantes e cuidadosas à direção. O evento conta também com o apoio da Polícia Militar Rodoviária.

No dia 18 de outubro, durante a mais recente ação realizada pela Ecovias, Universidade Metodista e Porto Seguro, 51 caminhoneiros estiveram presentes e ao todo foram realizadas 126 avaliações da área da saúde. Essas avaliações revelaram que 82% dos motoristas apresentam sobrepeso ou estão obesos e que 72% possuem algum tipo de problema bucal.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ecovias em maio deste ano e que ouviu 300 caminhoneiros, quase metade destes profissionais (42%) afirma ter jornadas de trabalho que superam as 12 horas diárias; um em cada dez motoristas admitiu já ter feito uso de drogas ilícitas; 31% dos caminhoneiros dormem menos que 6 horas por dia e apenas 33% realiza três refeições diárias.

SERVIÇO
Local: Área de Descanso
Endereço: Via Anchieta km 40, em São Bernardo
Data: 22 de novembro
Horário: das 08h às 16h

(LT)

Foto: Divulgação