Aplicativo reúne serviços de mobilidade urbana numa única plataforma

Lançado na última sexta-feira, aplicativo conta com informações sobre transporte, serviços e pessoas

Fundada pelo empresário Ernani Machado, a startup do Vale do Jequitinhonha (MG), está em testes em outros cinco países (Imagem: divulgação)

Tudo o que você precisa saber para andar pela sua cidade está reunido agora num único aplicativo. O MOBQI é uma plataforma digital que facilita a mobilidade urbana ao reunir informações úteis sobre transporte, serviços e pessoas. Nele, é possível encontrar as melhores opções de ônibus, táxis, rotas para carros, bicicleta ou pedestres, estabelecimentos próximos, eventos, amigos e até mesmo uma paquera. O aplicativo também terá funções para chamadas de emergência, com conexões diretas para a Polícia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou SAMU.

“Cada cidade poderá utilizar o serviço para um ou mais órgãos de emergência ou segurança, de acordo com o cadastro realizado (cada órgão deverá receber um cadastro próprio)”, explica Ernani Machado, fundador da MOBQI. “O mesmo vale para o transporte. Cada cidade poderá fornecer os dados de um ou mais meios – táxis, mototáxis, metrô, trem, barcas, ônibus, vans, etc.”, acrescenta o executivo.

Apresentado na última sexta-feira (23), o aplicativo já está disponível para download em todo o Brasil. É totalmente gratuito e possui versões para web e aplicativo para dispositivos móveis, compatível com os sistemas Android e iOS. Atualmente, o aplicativo funciona integralmente nos transportes coletivos das cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).

Veja também: 17 aplicativos que são uma mão na roda para o caminhoneiro

Dados exclusivos para órgãos públicos e empresas

O MOBQI possui uma plataforma que fornece um levantamento de dados sobre mobilidade urbana, ocorrências policiais e chamadas de emergência para municípios e órgãos públicos parceiros. Essas informações são recolhidas por meio de aplicativos ou mini rastreadores instalados nos veículos cadastrados – ônibus, trem, táxis, viaturas, etc. – e distribuídas aos parceiros por meio de um software, em tempo real. Os dados também ficarão disponíveis para acesso dos usuários.

No caso das chamadas de emergência, as informações são levadas a unidades de gerenciamento específicas, que poderão ser interligadas à sala comando de cada órgão. Para as empresas, o MOBQI disponibiliza ainda serviços de monitoramento de frotas por um custo baixíssimo. As companhias que aderirem ao serviço poderão receber informações em tempo real sobre localização, rota percorrida, abastecimento e manutenção da frota, entre outros.

Brasileiro genuíno

Fundada pelo empresário Ernani Machado, a startup do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, já está em testes em outros cinco países (Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Suíça). O Brasil será o primeiro país a disponibilizar o MOBQI para usuários. O aplicativo conta com apoio da Microsoft, do Governo da Inglaterra, da INOVATIVA – SEBRAE e da Fiemg Lab Comunity.