AQCES Logística fecha parceria com a HSM Educação e capacita lideranças

A AQCES anunciou nesta semana a parceria com a HSM Educação para a realização do Programa de Desenvolvimento de Líderes AQCES, um programa que busca qualificar o gestor não somente no seu trabalho, mas também em questões estratégicas para o seu crescimento e o da empresa.

Desde sua criação, em 2009, a operadora logística tem se aplicado em trazer ao seu tradicional segmento de atuação as melhores práticas de gestão. A AQCES desenvolveu um projeto para capacitação de seus funcionários que contou com a expertise e a chancela de qualidade do centro de educação executiva para colocá-lo em prática.

Participam do curso 100% dos profissionais de média e alta gerência, num total de 60 pessoas. A primeira turma concluirá os estudos em outubro. Com dez módulos e cerca de 110 horas de aulas presenciais e on-line, o programa planejado pela HSM Educação – e implementado em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) – foi concebido de forma a desenvolver e aprimorar as competências de liderança relevantes para a organização, previamente mapeadas pela equipe de Recursos Humanos da AQCES.

“Além de contribuir com o incremento do desempenho dos líderes e gestores, o programa promove a difusão da cultura organizacional e a criação de um ambiente positivo de trabalho”, explica a Adriana Schneider Dallolio, coordenadora acadêmica e de soluções corporativas da HSM Educação.

Ao longo de seis meses, os integrantes participam de entrevistas em profundidade e workshop sobre cultura e valores organizacionais, assistem a aulas de liderança, estratégia, finanças, negociação e inovação, e realizam, ainda, um assessment individual.

“A excelência em gestão de pessoas é fundamental para os resultados de nossas operações. Somente com gestores altamente habilitados, conseguiremos atender às necessidades de nossos clientes, além de atrair e reter talentos – tão necessários ao crescimento sustentável da empresa”, comenta Alysson Paolinelli, presidente e CEO da AQCES. Em média, os funcionários da companhia passam por 28 horas de treinamento por ano. Essa capacitação inclui o desenvolvimento operacional e gerencial, de acordo com cada função.

Paralelamente, a empresa adotou a prática Action Learning, cinco grupos de estudos que serão formados pelos profissionais que mais se destacarem no curso. Nessa dinâmica, eles trabalham soluções para casos reais da companhia, a partir da orientação de um professor. Dessa forma, vão contribuir com o desenvolvimento e a execução de projetos capazes de alavancar a AQCES para alcançar suas metas. Em 2013, a companhia estima crescer 24%.