Áreas de escape: Como essas “caixas de brita” podem salvar vidas na estrada.

 

 

Áreas de Escape!

Elas são construídas nas margens das rodovias, geralmente em trecho de descida de serra, com o objetivo de auxiliar na frenagem de veículos desgovernados.

A primeira área de escape foi construída no ano  2001, na altura do  quilometro 42
da Via Anchieta pela concessionária que administra o sistema Anchieta/Imigrantes, pois nesse trecho a incidência de acidentes era alta.

As “caixas brita”,  como são conhecidas é planejada com faixa de acesso direcionada para uma caixa com profundidade de até 1,1 metro preenchida com argila expandida.

Quando a temperatura no sistema de freios passa dos 250 graus, sua eficiência fica comprometida. Com isso,  os freios podem  parar de funcionar por completo, e, mesmo o  motorista pisando no pedal, não ocorre a desaceleração. Se o fato ocorrer no declive, o caminhão ganha mais velocidade e nem o sistema de freio auxiliar, como freio motor, freio retarder, são suficientes, podendo ocasionar em acidentes graves.

Com intenção de reduzir os riscos de acidentes para o caminhoneiro que não conseguir frear o veiculo, existe a área de escape.

De acordo com dados da concessionaria que administra as rodovias, em agosto de 2021, no km 671,7 da BR-376/PR  foram feitas 275 entradas com 398 vidas salvas com o uso da Área de Fuga.

Acompanhe a reportagem com o  Fernando Richeti.

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