Áreas de Escape!
Elas são construídas nas margens das rodovias, geralmente em trecho de descida de serra, com o objetivo de auxiliar na frenagem de veículos desgovernados.
A primeira área de escape foi construída no ano 2001, na altura do quilometro 42
da Via Anchieta pela concessionária que administra o sistema Anchieta/Imigrantes, pois nesse trecho a incidência de acidentes era alta.
As “caixas brita”, como são conhecidas é planejada com faixa de acesso direcionada para uma caixa com profundidade de até 1,1 metro preenchida com argila expandida.
Quando a temperatura no sistema de freios passa dos 250 graus, sua eficiência fica comprometida. Com isso, os freios podem parar de funcionar por completo, e, mesmo o motorista pisando no pedal, não ocorre a desaceleração. Se o fato ocorrer no declive, o caminhão ganha mais velocidade e nem o sistema de freio auxiliar, como freio motor, freio retarder, são suficientes, podendo ocasionar em acidentes graves.
Com intenção de reduzir os riscos de acidentes para o caminhoneiro que não conseguir frear o veiculo, existe a área de escape.
De acordo com dados da concessionaria que administra as rodovias, em agosto de 2021, no km 671,7 da BR-376/PR foram feitas 275 entradas com 398 vidas salvas com o uso da Área de Fuga.
Acompanhe a reportagem com o Fernando Richeti.