Programa de Concessões Rodoviárias terá mais de 200 ações no mês que estimula sociedade a adotar atitudes que contribuam para um trânsito mais seguro.

Durante o mês de maio, a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e as 21 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do Estado vão intensificar ações de conscientização de motoristas e pedestres por um trânsito mais seguro. Em apoio ao Movimento Maio Amarelo, cujo tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”, serão realizadas mais de 200 atividades interativas em todo o Estado de São Paulo. As ações também compreendem a distribuição de material educativo com foco nos diversos atores do trânsito como motoristas, pedestres, motociclistas, caminhoneiros, passageiros de ônibus e ciclistas. As concessionárias irão intensificar ainda a comunicação de mensagens relativas ao tema nos painéis eletrônicos das rodovias, em sites e nos seus canais de mídias sociais, visando alertar o maior número de pessoas possível para a importância do Maio Amarelo.

Rodovírtua

A programação da Artesp inclui atividades com o Rodovírtua – óculos de realidade virtual que simula situações de risco no trânsito. Quem usa o equipamento educativo, desenvolvido pela agência em parceria com o DER/SP, vivencia, no mundo virtual, situações de perigo ao volante. Os filmes permitem simular os riscos e os perigos de dirigir sob efeito do álcool; usar o celular ao volante; realizar ultrapassagem perigosa; ou, no caso dos pedestres, atravessar vias em locais não permitidos. A ideia é que esses riscos virtuais sirvam de alerta para que as pessoas não se arrisquem na vida real.

Durante o mês estão programadas 32 ações com o equipamento em todo o Estado, parte delas abertas ao público em geral e outras atividades, em parcerias com empresas, escolas ou entidades, para um público restrito. Desde o lançamento do equipamento, em 2017, as ações do Projeto Rodovírtua já alcançaram 41 mil pessoas através de parcerias com 194 escolas, empresas, associações e outras entidades, em 104 municípios. Em todas as ações previstas para o Maio Amarelo, como ocorre habitualmente, também serão distribuídos gibis da Turma da Mônica que abordam o tema segurança viária com foco no aprendizado das crianças. O material é produzido a partir de uma parceria entre a Agência Reguladora e a Maurício de Sousa Produções. Além das histórias, os gibis contam com passatempos que ensinam a garotada a desenvolver um comportamento seguro e consciente no trânsito.

Concessionárias

Seguindo o calendário do Maio Amarelo, as concessionárias de rodovia irão promover uma série de ações sobre segurança e educação no trânsito em cidades cobertas pelos 8,4 mil km da malha concedida em todo o Estado. São atividades educativas em escolas, praças e locais públicos, palestras em empresas, treinamentos, café da manhã nas passarelas para incentivar a travessia segura, divulgação de alertas nos painéis de mensagens eletrônicas das rodovias e distribuição de folhetos informativos, entre outras.

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