Qualquer que seja o motivo, rodar à noite é uma decisão complicada. Pode ser para economizar combustível, já que o trânsito tende a ser menor. Pode ser para alongar um dia de trabalho e melhorar a renda em época de fretes baixos e combustível caro. Seja qual for o motivo, veja aí as cinco dicas do Garonce para quem vai viajar durante a noite.
Nosso repórter Francisco Garonce fala neste vídeo sobre cinco dicas para o estradeiro. São elas:
1. Cuidados com as luzes e equipamentos de sinalização, para poder ver e ser visto. Verifique tudo durante o dia, pois é mais fácil fazer alguma manutenção e achar os componentes para trocar.
Se for usar o farol alto, use quando não tiver outro veículo vindo em sentido contrário ou na sua frente, para não ofuscar a visão do outro condutor. Também evite usar durante a chuva forte ou neblina, pois o reflexo pode reduzir a sua visibilidade.
2. Não pare no acostamento para evitar colisão ou roubo de carga. Para resolver um pneu furado, tente levar até o posto mais próximo. Ainda assim, se tiver que parar, não se esqueça de sinalizar.
3. Faça um planejamento antes de começar a jornada noturna. Saber onde encontrar um posto de combustível, polícia e serviços de emergência podem te salvar de uma encrenca e ficar parado no escuro, sem saber a quem recorrer o que pode ser a maior furada.
Também evite rodar durante o pôr do sol, pois sua visão ainda não está acostumada à baixa luminosidade e a incidência do sol direto no seu olho pode te prejudicar.
4. Reduza a velocidade durante a noite. A baixa luminosidade afeta sua velocidade de reação. Além do mais, você precisa ficar atento aos sinais de cansaço e procurar descansar para evitar acidentes.
5. Parece óbvio, mas nunca dirija com sono. Para manter a atenção é importante estar descansado, procurar fazer alimentação leve e fazer pausas regulares ajudam a te manter atento para poder terminar a viagem.
Essas são cinco dicas de ouro para poder chegar ao seu destino. Viaje seguro.