BNDES e Bladex financiarão exportações de ônibus e caminhões brasileiros

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Latinoamericano de Comércio Exterior (Bladex) firmaram nesta semana um contrato de financiamento a exportações brasileiras de máquinas e equipamentos para países da América Latina e do Caribe. Entre os produtos que serão beneficiados, destacam-se ônibus e caminhões.

O financiamento será feito através de uma nova modalidade, o BNDES Exim Automático, e foi estabelecida uma linha de crédito no valor de até US$ 50 milhões. O Bladex atuará por intermédio de sua sede no Panamá e poderá financiar importadores de maquinários brasileiros.

Os desembolsos dos recursos serão realizados pelo BNDES, em reais, diretamente aos exportadores no Brasil, que receberão antecipadamente por suas vendas externas, sem correr riscos de natureza comercial e política. De acordo com o BNDES, não haverá remessa de recursos do banco para o exterior.

O Bladex é um banco supranacional, fundado originalmente pelos bancos centrais dos países latino-americanos e caribenhos para promover o financiamento do comércio exterior na região. Sediado no Panamá, tem entre seus acionistas bancos centrais e comerciais de 23 países da América Latina e do Caribe, assim como investidores particulares.

Foto: Divulgação MAN Latin America