Bosch apresenta soluções para avaliação de motores Euro 5 na Automec 2013

Durante a 11ª edição da Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), a Bosch apresenta a linha de peças, equipamentos e serviços para o mercado de veículos pesados. Entre as grandes novidades estão os novos equipamentos de teste. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer a grade de treinamentos em sistemas diesel e receber mais informações sobre as oficinas Bosch Truck Service, Bosch Diesel Center e a nova Rede Diesel System.

A nova linha de equipamentos de teste e softwares para diagnóstico e manutenção dos motores Euro 5 é uma das novidades da Bosch na Automec. “Com a entrada dessa nova motorização no mercado nacional, o qual o principal destaque é o sistema de tratamento dos gases de escape Denoxtronic, foi preciso desenvolver equipamentos específicos para diagnosticar e reparar esses veículos” informa Clécio Sanches, gerente de Vendas de Equipamentos de Testes da divisão Automotive Aftermarket da Bosch.

Com isso, a Bosch disponibiliza para o mercado uma linha de ferramental para diagnose e reparo do Denoxtronic, que é capaz de fazer a análise técnica e manutenção do módulo de alimentação e também do módulo de dosagem do Arla 32 (AdBlue/ureia que é injetado diretamente no catalisador para diminuir as emissões de poluentes) do sistema.

Para reparos em campo, ou seja, no próprio caminhão, o reparador deverá ter um scanner KTS (qualquer modelo da família Bosch) para realizar a leitura da memória e dignose das falhas, e a maleta Dnox, que poderá ser utilizada nos sistemas Denox das versões 1.1, 2.0 ou 2.2.

A maleta Dnox foi especialmente desenvolvida para que, juntamente ao KTS, faça a avaliação da injeção do Arla 32 (AdBlue) bem como verifique se todos os sensores e atuadores do sistema estão atuando de forma correta no catalisador. Para as manutenções mais detalhadas que exigem que o sistema seja retirado do caminhão, a Bosch disponibiliza a Bancada de Teste Denoxtronic, que faz a verificação e reparação, tanto do módulo de alimentação quanto do modulo dosador.

Outra novidade no segmento diesel que a Bosch leva à Automec são os Opacímetros BEA 915 e o BEA 515 com montagem 100% nacional. Dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira de emissões e de acordo com as resoluções governamentais, como do Inmetro, esses equipamentos realizam testes completos de opacidade em veículos diesel.

Além da comunicação de dados via Bluetooth, os equipamentos têm como opção de alimentação o uso de uma bateria interna (Li-íon), o que traz também mais autonomia para o usuário. As medições são rápidas e precisas e de fácil compreensão, basta inserir os dados do veículo no equipamento.

(LT)

Foto: Leandro Tavares

- Publicidade -