Obras de reconstrução de ponte na BR-153/RS têm início

A construção da nova ponte na BR-153 terá investimento de R$ 8,9 milhões e deve ficar pronta em até 180 dias por ser uma obra de caráter emergencial.

BR-153
Ponte sobre a BR-153 / DNIT

A nova ponte sobre a várzea do Arroio Castagnino, no km 414,1 da BR-153, já teve suas obras iniciadas. O trecho, que fica no município de Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, terá construção em caráter emergencial, o que dispensa o processo de licitação, mas que obriga que a obra seja entregue em até 180 dias.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS) já possui autorização do Exército para o manuseio de material explosivo e a demolição do restante da ponte da BR-153, que desabou no final de dezembro de 2015 deve ocorrer nos próximos dias.

A construção da nova ponte na BR-153 terá investimento de R$ 8.973.500, incluindo os custos da construção de desvio provisório e elaboração do projeto executivo de engenharia. A declaração de emergência foi publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de fevereiro.

O DNIT/RS estima que a implosão do que restou da travessia, bem como a limpeza do entulho e drenagem da água sejam finalizadas em até 40 dias. “Porém, alguns serviços de construção poderão ser realizados em paralelo a este trabalho. Portanto, seis meses devem ser suficientes para a nova ponte entrar em operação, caso não tenhamos problemas com chuvas fortes e cheias”, salienta o superintendente do DNIT/RS, Hiratan Pinheiro da Silva.

A estrutura antiga desmoronou devido às fortes chuvas à cheia do Rio Jacuí que atingiram a região na época. Dois pilares e a cabeceira foram levados pela água. Um desvio provisório foi construído ao lado e ficará em operação até a conclusão da nova travessia.

A nova ponte sobre a várzea do Arroio Castagnino, na BR-153, será 17 metros mais extensa do que a estrutura que desabou no dia 27 de dezembro do ano passado. Quando concluída, a travessia terá 101 metros de extensão e 13 metros de largura. As pistas contarão com acostamento e capacidade para suportar 45 toneladas.

- Publicidade -