Vendas de caminhões Volvo caem 4% no mundo

A crise que atinge a Europa e a retração do mercado de caminhões no Brasil, em período de transição tecnológica, derrubaram as vendas de mais uma empresa no primeiro quadrimestre de 2012: a Volvo. Segunda maior fabricante de caminhões do mundo, a companhia divulgou nesta quarta-feira os resultados do período, que apontam queda de 4% nas vendas.

Além dos caminhões Volvo, a companhia é responsável também pelos veículos das marcas Renault, Mack, UD Trucks e Eicher. Na Europa, maior mercado da empresa, houve diminuição de 22% nos negócios, com 6,47 mil unidades comercializadas. A queda no Brasil foi ainda maior, de 30%.

No entanto, a Volvo apresentou crescimento em um importante mercado: o da América do Norte. Lá, a alta foi de 39%, com 4,7 mil unidades emplacadas. O mercado asiatico também melhorou, apresentando incremento de 9%. De janeiro a abril, o mercado asiático teve 4 mil veículos vendidos.

Este resultado é reflexo dos tumultos na zona do euro, com problemas em mercados domésticos, e das novas legilações de controle de emissões no Brasil, que deixou os caminhões, agora equipados com motorização Euro 5, mais caros, fato que afastou os compradores no início de 2012.

Foto: Divulgação

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