Brasil está entre os 20 países preparados para veículos autônomos segundo avaliação

Brasil é o 17º país mais preparados para veículos autônomos, segundo índice da KPMG, que reúne 20 países.

Brasil está entre 20 países com mais condições para instalação de veículos autônomos. (Foto: Divulgação)

- Publicidade -

A KPMG lançou o primeiro Índice de prontidão para o uso de veículos autônomos (Autonomous Vehicles Readiness Index – AVRI), que avalia o quão 20 países estão preparados para a introdução de veículos autônomos, além de destacar as principais práticas para ajudar as nações a acelerar a adoção desse tipo de transporte. O Brasil ocupa a 17ª posição no ranking, à frente de Rússia, México e Índia, outros países em desenvolvimento.

O índice avalia cada país de acordo com quatro pilares fundamentais para a capacidade de um país adotar e integrar veículos autônomos. Dentre eles, o Brasil teve sua melhor posição na aceitação do consumidor (14º). Na sequência, tecnologia e inovação (18º), infraestrutura (19º) e política e legislação (20º).

Esses pilares são compostos de algumas variáveis que refletem a ampla gama de fatores que impacta a prontidão de um país para o uso de veículos autônomos, incluindo a disponibilidade de pontos de carregamento de veículos elétricos, as atividades de pesquisa e desenvolvimento, a disposição da população para adotar tecnologias e o ambiente regulatório.

“Em termos de regulação, ainda não observamos discussões sobre o tema no Brasil, entretanto, o novo programa automotivo do governo, o ‘Rota 2030 ‘, poderá incluir alguns tópicos relacionados a veículos autônomos. Atualmente, as principais discussões estão ocorrendo em fóruns e eventos relacionados aos setores automotivo e de telecomunicações. Ainda não há um planejamento específico do governo em torno da introdução do veículo autônomo no mercado brasileiro”, analisa o sócio da área de infraestrutura da KPMG no Brasil, Mauricio Endo.

A Holanda ocupa a posição mais alta no ranking, com pontos fortes que incluem uma ampla aceitação dos carros elétricos e uma alta densidade de pontos de carregamento para esse tipo de veículo, uma rede de telecomunicações robusta e testes de estrada já planejados em grande escala. Cingapura e os Estados Unidos são os outros países que estão na liderança do índice.

Ranking

1-Holanda
2-Cingapura
3-Estados Unidos
4-Suécia
5-Reio Unidos
6-Alemanha
7-Canadá
8-Emirados Árabes Unidos
9-Nova Zelândia
10-Coreia do Sul
11-Japão
12-Áustria
13-França
14-Austrália
15-Espanha
16-China
17-Brasil
18-Rússia
19-México
20-Índia

 

- Publicidade -