Bridgestone realiza logística reversa para descartar pneus

Para não impactar o meio ambiente com o descarte de pneus em final de vida útil, a Bridgestone Bandag aplica a chamada “logística reversa”, que permite a devolução de produtos no pós-consumo ao fabricante.

Ao receber os pneus inservíveis, a Bridgestone Bandag os encaminha para empresas de trituração e picotagem cadastradas no Reciclanip (uma instituição criada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, a Anip). Os fragmentos dos pneus são reutilizados de diversas maneiras: combustível alternativo nas indústrias de cimento, matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de sapatos e borracha para vedação e peças de reposição para indústria automobilística.

Vale ressaltar que a ação contribui para a regularização das atividades de empresas laminadoras que atuam na informalidade, pois o Reciclanip exige de seus parceiros licenciamento junto aos Órgãos Ambientais Estaduais e junto ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

A Reciclanip é uma iniciativa da indústria brasileira. A coleta e a destinação correta são realizadas pela própria entidade que criou cerca de 700 pontos de coleta, distribuídos em 22 Estados, o que permitiu a destinação apropriada de 330 milhões de pneus inservíveis até dezembro de 2010.

- Publicidade -