Caio Induscar investe nos sistemas BRT e se prepara para os próximos eventos esportivos no Brasil

A FetransRio foi palco para que uma das empresas mais tradicionais do mercado também mostrasse seus lançamentos. A Caio Induscar apresentou a família Millenium BRT, que possui três versões de ônibus (biarticulados, articulados e alimentadores).

As versões do Millennium BRT articulado e alimentador podem ser encarroçadas em chassis Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo. Já o veículo biarticulado pode ser encarroçado sobre chassi Volvo.  O alimentador tem comprimento total de até 15.000 mm e com altura externa de 3.500 mm. O modelo articulado tem comprimento total de até 18.600 mm, chegando a 23.000 mm (com liberação especial) e altura externa de 3.500 mm. O biarticulado possui o comprimento total de 26.610 mm e altura externa de 3.500 mm. Todas as versões possuem altura interna de 2.260 mm com piso alto e 2.430 mm com piso baixo, e largura de 2.600 mm.

BRT Articulado - traseira

O design do Millennium apresenta uma frente aerodinâmica, com uma extensa área envidraçada, o retrovisor recuado e conjuntos óticos em Leds e light string, aumentando a visibilidade do motorista. As configurações incluem portas envolventes, que faceiam a superfície lateral, posto do motorista com portinhola (no modelo articulado), cock pit no centro, sem porta no balanço dianteiro (biarticulado) e divisória (na versão biarticulada). Possui também duto de ar com opcional de placas de propaganda e poltronas de passageiros injetadas, que fazem parte da nova família de poltronas produzidas pela encarroçadora.

O modelo tem como opcionais, a lateral com maior área envidraçada, ar condicionado, arco de roda com design de superfície e monitores de vídeo fixados ao longo do salão, deixando o carro mais sofisticado. O principal diferencial da linha Millennium BRT, em relação à concorrência, é a imagem de arrojo que o novo design dos ônibus está transmitindo para os clientes, ao mesmo tempo em que mantém a identidade dos produtos Caio.

Apache Vip reestilizado

A companhia também reestilizou o modelo Apache Vip, o urbano mais vendido da encarroçadora. As modificações realizadas deixaram a carroceria com o design mais arrojado e moderno.

As principais diferenças entre o novo Apache Vip e o antigo são as modificações nas linhas da frente da carroceria (para-choque e grade) e o novo design do conjunto ótico dianteiro.

A traseira tem um design mais limpo e harmônico. O conjunto ótico das lanternas ganhou uma máscara em acrílico fumê, com uma área maior. O para-brisa e o vigia traseiro continuam os mesmos, otimizando a reposição de peças aos clientes.

No interior, o Apache Vip tem a opção de poltronas injetadas, que fazem parte da nova família de poltronas produzidas pela encarroçadora.

Apache Vip

O modelo pode ser encarroçado sobre chassis Agrale, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen e Volvo.

Além dos lançamentos, a empresa expôs também a carroceria Solar (que completa dois anos), desenvolvida para fretamento e o modelo escolar Foz Super.

Solar

Mercado e investimento

A Caio Induscar começou a produzir este ano uma linha de ônibus especialmente direcionados para sistemas BRT (Bus Rapid Transit), já prevendo a demanda decorrente dos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016 e em sua linha de urbanos.

A empresa investiu perto de R$ 15 milhões no desenvolvimento da nova família de produtos, Millennium BRT. A expectativa de vendas para este ano é de entre 300 e 400 veículos da nova linha. Tudo depende da resposta dos operadores das cidades onde existe BRT, e do andamento das obras.

No ano de 2011, a companhia produziu 9.610 unidades para venda. Sendo 9.000 unidades vendidas para o mercado interno e 610 exportadas, segundo dados da Fabus – Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus.

Em 2012, a encarroçadora prevê encerrar o ano com uma produção cerca de 5% menor que a de 2011, por causa da implantação da nova motorização Euro 5 e antecipação das compras no ano passado.

De janeiro a julho deste ano, a fabricante produziu 5.005 unidades em sua fábrica de Botucatu, um número 3,7% menor que os 5.201 ônibus fabricados no mesmo período do ano passado.

Foto aérea da fábrica em Botucatu

Para o ano de 2013, a encarroçadora prevê um aumento de 5% de aumento com relação ao ano de 2011. O motivo do aumento é por causa da aproximação da Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

(EH)

Foto: Divulgação

- Publicidade -