Caminhão 100% participa de campanha no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Caminhão 100% também realizará avaliações gratuitas dos veículos

Caminhão 100% participa de campanha no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade (Foto: divulgação)

O Caminhão 100%, programa que tem como objetivo conscientizar motoristas de caminhões sobre a manutenção preventiva, como forma de melhorar a segurança no trânsito, participará, nos dias 10 e 11 de outubro, das 10h às 17h, da ação especial no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, em parceria com o Programa Estrada para a Saúde, desenvolvido pelo Instituto CCR e ViaOeste na Rodovia Castello Branco, km 57 (sentido Capital).

Na ocasião, serão entregues panfletos da campanha e técnicos também darão orientação aos caminhoneiros que passarem pelo local sobre os cuidados com os pneus, um dos componentes dos caminhões que mais sofrem com o excesso de carga no transporte, entre outros.

Estudo realizado pelas unidades fixas do Programa Estrada para a Saúde do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, administrada pela CCR AutoBAn, e no Sistema Castello-Raposo, no trecho da CCR ViaOeste, apontou que 79% dos caminhoneiros avaliados em teste de Índice de Massa Corpórea (IMC), estão acima do padrão de saúde definido como ideal pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Dos 4.063 motoristas avaliados entre janeiro e junho de 2017, 3.209 estavam acima do peso.

No dia, os motoristas que passarem pelo Programa Estrada para a Saúde serão alertados sobre os problemas relacionados à obesidade, além de realizarem testes relacionados à saúde dos caminhoneiros. O programa Caminhão 100%, além da divulgação dos problemas relacionados ao excesso de peso nos caminhões, também realizará avaliações gratuitas em diversos componentes da parte mecânica e de segurança dos veículos. Os motoristas que participarem das avaliações gratuitas receberão relatório com o resultado dos itens checados, apontando o estado de cada componente.