Caminhão autônomo para coleta de lixo é apresentado

O caminhão de coleta de lixo autônomo foi projetado para ter uma direção segura em ambientes urbanos, inclusive ao dar a ré

LixoOs caminhões autônomos ainda não são uma realidade no mercado, mas já existem protótipos nos mais diversos segmentos sendo testados no mundo todo. Uma destas iniciativas é um veículo de coleta de lixo urbano projeto em parceria pelo Grupo Volvo e a empresa Renova, especialista em resíduos e reciclagem na Suécia.

O projeto explora como a automação pode contribuir para melhorar a segurança no trânsito, aprimorar condições de trabalho e reduzir impactos ambientais. “Existe um potencial surpreendente para transformar o rápido desenvolvimento técnico na automação em benefícios para clientes e, de forma mais ampla, para a sociedade em geral. Nosso caminhão autônomo de coleta de lixo está abrindo o caminho neste campo em nível global, e é uma das várias inovações autônomas em que estamos trabalhando no momento” diz Lars Stenqvist, diretor executivo de tecnologia do Grupo Volvo.

450x300_volvo_coleta_urbana_autonomaO caminhão de coleta de lixo autônomo foi projetado para ter uma direção segura em ambientes urbanos, inclusive ao dar a ré. Sensores monitoram a região próxima ao veículo e o caminhão para imediatamente caso um obstáculo apareça no caminho. A rota é pré-programada e o caminhão se dirige de uma caçamba de lixo para a próxima. O motorista e os garis podem focar na coleta de lixo e não precisam entrar e sair do caminhão cada vez que o veículo vai de uma lixeira a outra.

“Um importante benefício dessa nova tecnologia é a redução do risco de lesões ocupacionais, tais como o desgaste da articulação do joelho – que é uma lesão comum em quem trabalha com a coleta de lixo”, explica Lars Stenqvist. O projeto conjunto com a Renova continuará até o final de 2017, afinal ainda é necessário realizar muitas pesquisas, além de testes e desenvolvimento, antes que os caminhões de lixo automatizados possam se tornar uma realidade.

Segurança

“Dirigir um veículo comercial pesado em uma área urbana residencial, com ruas estreitas e usuários vulneráveis, exige muita segurança, mesmo quando a velocidade do veículo não ultrapassa o ritmo normal de caminhada de uma pessoa”, afirma Carl Johan Almqvist, diretor de segurança de tráfego e produtos da Volvo Trucks.

Durante o primeiro uso em uma nova área, o caminhão de lixo é conduzido manualmente enquanto o sistema de bordo monitora e mapeia a rota com a ajuda de sensores e tecnologia GPS. Na próxima vez que entrar na mesma área, o caminhão saberá exatamente a rota que deve seguir e em quais lixeiras parar.

Na primeira parada com o sistema de automação ativado, o motorista sai da cabine, vai até a parte traseira do caminhão, aproxima o veículo da lixeira e a esvazia exatamente da mesma maneira como o trabalho é feito atualmente, operando os controles necessários. Quando a operação é concluída, o caminhão ativa automaticamente a ré e segue para a posição da próxima lixeira mediante o comando do motorista. O motorista realiza a mesma rota que o caminhão faz. Dessa forma, ele tem uma visão completa do que está acontecendo na direção percorrida.