Destaque no IAA 2016, caminhão-conceito da Iveco marca a transição para a energia verde e direção autônoma
A Iveco aposta em alta tecnologia e eficiência com o lançamento de seu caminhão-conceito, o Z Truck. Um das principais atrações da 66ª edição do Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA) 2016, realizado em Hanover, na Alemanha, o modelo foi projetado para longas distâncias e se destaca por ser um veículo de impacto zero, permitindo um sistema de transporte totalmente sustentável.
Veja também: Scania leva experiência de produção enxuta à mineração
Desenvolvido em colaboração com o Centro de Design e Inovação da CNH Industrial, o Z Truck dá um passo em direção ao futuro, antecipando a maneira como a energia alternativa, as novas tecnologias e a direção autônoma mudará a função do motorista. Ele é moldado por sua aerodinâmica inovadora, segurança aperfeiçoada e com o objetivo de criar um novo espaço útil na cabine. Sua abordagem pioneira levou esse conceito a ser protegido por 29 patentes.
O Z Truck é baseado em um caminhão pesado funcionando com Bio-GNL (gás natural liquefeito) em tanques adaptáveis, melhorias em aerodinâmica e um sistema de recuperação de calor residual, proporcionando um transporte de longas distâncias com autonomia de 2.200 quilômetros e praticamente zero emissões de CO2.
O conceito Zero é levado a outros elementos do caminhão, incluindo zero acidentes por meio do uso avançado de tecnologias de direção autônoma. O projeto centrado no motorista visa alcançar zero estresse e perda de tempo. A cabine é livre de restrições tradicionais para ser reconfigurada de acordo com os diferentes usos (direção, direção autônoma, escritório e descanso) e a IHM (Interação Homem-Máquina) para se adaptar à maneira como as informações necessárias serão fornecidas; a informação certa, na hora certa e no lugar certo.