Caminhão de circo capota com cinco elefantes em estrada

Polícia de Madrid foi acionada e teve que fechar estrada em Albacete, próxima a Madrid para retirar elefantes em segurança

Caminhão de circo capota com cinco elefantes em estrada (Fotos: Reprodução/Twitter)

Um elefante morreu e outros quatro ficaram soltos em uma rodovia depois que um caminhão de circo tombou enquanto fazia o transporte dos animais, nessa segunda-feira (2), na Espanha. De acordo com o Daily Mail, a polícia foi acionada e teve que fechar uma movimentada estrada em Albacete, próxima a Madrid, para retirar os elefantes da via em segurança.

O animal morto por conta de sua queda em uma vala foi removido da área depois dos demais, por volta das 16h. O porta-voz da Guarda Civil de Albacete, Jose Amado, destacou que o deslocamento das cinco elefantas dentro do veículo, durante a ultrapassagem, pode ter desestabilizado o caminhão. As autoridades de Albacete investigam o acidente.

O motorista não ficou ferido. Os quatro animais sobreviventes foram encaminhados a uma instalação pública para receber tratamento veterinário. Um deles teve as patas machucadas. Os outros sofreram arranhões. Todos serão transferidos para uma clínica nos próximos dias.

Resgate dos elefantes

Por meio de uma publicação no Twitter, a polícia de Madrid informou que estava surpresa com o ocorrido, e afirmou uma rota alternativa para que os motoristas pudessem seguir viagem sem sofrerem com o congestionamento causado pelo acidente.

O Departamento de Segurança Rodoviária da Espanha (DGT) confirmou que um dos animais não resistiu aos ferimentos, enquanto que os outros quatro, apesar de machucados, passavam bem e já se encontravam em local seguro.

O porta-voz da DGT, Gregório Serrano, também se pronunciou durante o resgate dos animais. “Os animais feridos no acidente que aconteceu em Albacete estão sendo assistidos e retirados da estrada. Dos cinco, um morreu e dois ficaram gravemente feridos”, publicou no Twitter.

Silvia Barquero, que é presidente do Partido Animalista Contra o Maltrato Animal (PACMA) usou suas redes sociais para fornecer mais dados sobre os gigantes selvagens. Ela afirmou que todos os animais envolvidos no acidente pertenciam ao Gottani Circus, que estava realizando uma série de espetáculos na região durante a Páscoa.

“O caminhão que tombou estava carregando elefantes do circo Gottani. Precisamos de mais bondade, parar de tratar os animais como escravos. Chega de circos que utilizam animais para seus shows”, escreveu também no Twitter.

Acredita-se que o acidente tenha sido causado pelo excesso de peso no veículo, o que o fez derrapar e se inclinar durante uma manobra para mudar de pista. Oficiais da Guarda Civil devem enviar um relatório com dados sobre os elefantes e o motorista para um juiz local. O Gottani Circus não se pronunciou sobre o ocorrido até o momento.

Com informações do IG e do Extra

- Publicidade -