Brasil tem primeiro caminhão de coleta de lixo 100% elétrico do mundo

O interior paulista tem o primeiro caminhão 100% elétrico para coleta de lixo do mundo.

940x529_caminhao-100-eletrico

Uma parceria entre a empresa brasileira Corpus com a chinesa BYD trouxe para o Brasil o primeiro caminhão destinado a coleta e compactação de lixo 100% elétrico.

Com autonomia estimada em pouco mais de 200 quilômetros, ou oito horas de operação, por recarga, o veículo pode reciclar cerca de 16 toneladas de lixo por turno de funcionamento.

O caminhão da BYD modelo eT8A foi produzido com um compactador hidráulico para armazenar os resíduos recolhidos e é o primeiro do tipo produzido em massa para essa finalidade no mundo.

“A Corpus sempre se preocupou com a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das pessoas, colaboradores e comunidade. Por isso, pensamos nessa parceria estratégica”, conta João Paschoalini, diretor operacional da Corpus. “Em longo prazo, nossa expectativa é contar somente com caminhões elétricos em nossa frota”, completa.

Segundo a empresa chinesa, o veículo possui transmissão automatizada, auxiliar de partida em rampa, e aplicação automática dos freios de serviço sempre que o veículo estiver a 0 km/h, proporcionando maior conforto ao motorista e uma condução segura e sem estresse.

Com menos peças móveis o custo de manutenção esperado é de pelo menos um terço do veículo a diesel, além de que, dependendo da região de atuação do caminhão, ele pode ser até sete vezes mais eficiente do que os tradicionais.

O veículo já opera nas cidades de Paulínia, Indaiatuba, Tietê, Salto e Valinhos e a partir da primeira metade de 2017, a energia gerada em aterro será utilizada para abastecer os veículos elétricos, fechando um ciclo totalmente sustentável.

Ainda para o ano que vem, a expectativa da empresa brasileira é de que 150 caminhões, carros e furgões de sua frota sejam substituídos pela tecnologia 100% elétrica.