Transmissão automática garante agilidade para construção civil

Por Evelyn Haas
da Redação do Portal

Simples é a palavra. Mas não no sentido de simplório. Algo fácil e prático de manusear e conduzir. Esta é a definição a ser enquadrada para o modelo de câmbio automático VW 24.250E Worker 6×2, que a fabricante americana de transmissão, Allison Transmission, desenvolveu para os caminhões betoneira da Volkswagen.

As intenções da Allison são várias, mas podem ser resumidas em uma só palavra: facilidade. Trocar de marcha não é mais necessário. Basta acionar uma das três opções (Neutral, Drive ou Reverse),  acelerar ou frear.

E o momento é propício para a fabricação de betoneiras equipadas com transmissão automática. Trata-se dos dois eventos mundiais previstos para ocorrer no País, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que fatalmente afetarão o mercado da construção civil. Diversos setores da indústria estão envolvidos e interligados aos trabalhos que já estão sendo feitos, como a construção de estádios e outras obras.

Para que os trabalhos sejam executados de forma eficiente, é necessário que as empresas de concretagem tenham agilidade e dinamismo. Uma alternativa que beneficia o setor são os modelos automáticos.

Essa transmissão pode ser usada em inúmeros veículos e aplicações. Consegue ser programada eletronicamente para oferecer o melhor desempenho em qualquer situação ou aplicação.

Este ponto, somado à facilidade na vida do profissional que opera uma betoneira são apenas algumas vantagens que a caixa de transmissão automática oferece. Um modelo com tração 6×4 manual apresenta algumas desvantagens.

As betoneiras manuais são equipadas com uma caixa de mudanças seca. Isso faz com que o motorista tenha que acionar a embreagem duas vezes quando troca de marcha. Normalmente é preciso ter habilidade e prática com este tipo de câmbio. Além dessa exigência, compromete a saúde do caminhoneiro com os movimentos repetitivos em decorrência das constantes mudanças de marcha.

Quem quiser adquirir uma betoneira VW 24.250E Worker 6×2 pagará R$36 mil a mais pela caixa automática .

Veja a segunda etapa da matéria

Foto: Divulgação Allison

- Publicidade -