Caminhões conectados irão zerar paradas não planejadas

por Leandro Tavares,
de Fortaleza (CE) para o Brasil Caminhoneiro.

Os caminhões passarão a trocar informações entre si para melhorar o desempenho e entender melhor quais os momentos certos para encostar o pesado na oficina e realizar alguma manutenção. Essa é a visão apresentada pela Volvo em encontro em Fortaleza (CE) nesta terça-feira.

Pense bem: os caminhões de hoje já registram uma série de informações. Imagine então uma frota inteira de veículos com telemetria completa. Com base nos dados gerados por cada carro é possível, por exemplo, apontar a hora ideal de trocar o freio ou o pneu. Nem tão cedo, para desta maneira aproveitar melhor a vida útil do componente, nem tão tarde, para não correr o risco de ficar na mão.

Clique no vídeo para ver como as informações geradas pelo caminhão podem ajudar na eficiência do transporte (em inglês, com legendas em português):

“Atualmente, o fluxo de informações dos veículos, da logística do transporte e de toda a infraestrutura do setor ainda está compartimentalizado em cada modal de transporte. Em breve, todo este conjunto de dados estará conectado”, afirma Michael Gudmunds, gerente de serviços conectados da Volvo Trucks.

E um dos passos mais importantes é ter todos envolvidos com o mercado compartilhando com esse banco de dados. “Todos poderão acessar essa massa de dados usando um único software embarcado”, observa Gudmuns. “O que emergirá é um cenário onde todos estão conectados – o setor de transporte, as residências das pessoas e a sociedade como um todo”.

Na vanguarda

Um exemplo de que a conectividade traz resultados práticos está na transportadora chilena RRC Internacional. Ela investe para melhorar a gestão da frota, por exemplo com a contratação do sistema Dynafleet, da Volvo. “Estamos conseguindo tomar decisões melhores e mais rápidas usando os dados obtidos com o Dynafleet”, afirma Raul Roman Clavero, diretor da empresa.

Raul Clavero, da RRC Internacional

Durante a apresentação, Clavero exibiu um vídeo da RRC Internacional durante um transporte no trecho conhecido como “Los Caracoles”, na Cordilheira dos Andes, uma estrada com muitas curvas e alguns pontos de baixa visibilidade. Em pontos como este fica clara a atuação de sistema de gerenciamento de frota como o Dynafleet e a integração com outro sistema da Volvo, o I-See, onde os dados gerados indicam para o caminhão qual os melhores momentos para realizar uma troca de marcha e aumentar a eficiência no transporte.

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