A MAN Latin America apresenta sua mais nova linha de caminhões Volkswagen vocacionais. A notícia foi anunciada por Roberto Cortes, presidente da montadora, em coletiva de imprensa a jornalistas latinoamericanos no maior salão de veículos comerciais do mundo, a IAA 2012, que acontece em Hannover, na Alemanha.
Criados dentro do conceito sob medida os veículos foram especialmente desenvolvidos para as mais variadas aplicações. São diversos produtos divididos em três linhas: Distributor, para distribuição de bebidas; Constructor, para a construção civil; Compactor, voltado ao segmento de coleta de lixo; além dos modelos específicos para o transporte logístico e de valores. Todos contemplam itens específicos solicitados por clientes.
Além do chassi especial para carro forte, a novidade fica por conta dos modelos da linha VW Constellation, que passam a integrar os produtos vocacionais junto com os já consagrados veículos da família VW Worker. “Todos esses segmentos da linha vocacional vêm crescendo muito nos últimos anos. Estamos atentos às mudanças de mercado e, seguindo o nosso consagrado conceito sob medida, desenvolvemos os novos produtos”, diz Roberto Cortes.
Em 2011, a empresa vendeu 1523 unidades vocacionais, sendo mais de 600 só para o segmento de bebidas. “Para esse ano, com diversos pedidos da nova linha já programados pelos clientes, as expectativas são as melhores possíveis”, reforça Cortes.
Distribuição de bebidas – Volkswagen Distributor
O segmento de distribuição de bebidas vem sofrendo grandes transformações e passando para um nível de profissionalização bastante alto. Com isso, empresas do setor buscam constantemente otimizar a distribuição e criaram diversas soluções dentre as quais a carroceria rebaixada tem se mostrado como a mais eficiente. Este tipo de carroceria requer uma grande intervenção no caminhão, além da própria operação ser bastante severa.
Para atender a esse segmento, a MAN Latin America desenvolveu os modelos VW Constellation 17.190 Distributor 4×2 e 6×2, o VW Constellation 24.280 Distributor 6×2 e também o modelo VW Worker 17.190 Distributor 4×2 e 6×2. Todos contam com itens especiais para facilitar o encarroçamento e atender as exigências da operação como cardan adicional para alongamento, suspensão reforçada, preparação para cabina rebaixada e eixos diferenciados.
Os caminhões são equipados com o motor MAN D08 com dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores), sistema de injeção Common Rail e tecnologia EGR de pós-tratamento de emissões. Oferecem excelente desempenho mesmo em baixas rotações e garantem uma série de benefícios como baixo nível de ruído e consumo de combustível, maior intervalo para as manutenções e menor emissão de poluentes.
A tecnologia EGR também garante melhor aproveitamento do espaço do chassi, já que não exige a instalação de tanque adicional e não interfere no encarroçamento do veículo. Esse ponto torna-se uma excelente vantagem para os fabricantes de implementos pela facilidade de instalação de todos os tipos de carrocerias e para o cliente, que poderá inclusive aproveitar carrocerias que estão atualmente em operação.
Construção civil – Volkswagen Constructor
As obras de infraestrutura no Brasil crescem a cada ano e com a proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, a demanda de transporte para esse segmento está cada vez maior. Pensando nisso, a MAN Latin America desenvolveu os novos VW Constellation 26.280 Constructor 6×4 e VW Constellation Constructor 31.280 6×4 e 8×4, com soluções exclusivas para a construção civil.
Uma série de itens adequam os veículos à operação, além de deixá-los prontos para receber a betoneira (no VW 26.280) e báscula (no VW 31.280), reduzindo a necessidade de manutenções corretivas e o tempo e custos de implementação. Entre as modificações, destacam-se o escapamento vertical, reservatório adicional para pressurização da água da betoneira, chicotes dedicados, além de mudanças nos pneus, embreagem e entre eixos. Os veículos contam com o motor MAN D08 e tecnologia EGR de pós-tratamento de emissões, que dispensa o uso do aditivo ARLA 32, resultando em mais economia nas operações.
Coleta de resíduos – Volkswagen Compactor
Considerado um serviço de primeira necessidade, a coleta de resíduos sólidos tem se especializado bastante nos últimos anos. Tanto que está sendo discutido um plano nacional para coleta de resíduos que pretende padronizar o serviço em todo o País. Atenta às mudanças desse segmento, a MAN Latin America uniu toda a experiência adquirida com os veículos com tecnologia Euro 3 já utilizados por grandes clientes do segmento e as necessidades dos implementadores para desenvolver novos produtos dedicados à coleta de resíduos.
Os veículos da família Compactor contam com as principais configurações solicitadas pelos clientes como opção para tomada de força Repto, caixa automática, banco para três passageiros, teclas cegas para acionamento dos equipamentos, entre outras. Para garantir a robustez que a operação exige, devido a sua severidade, itens como compressores de maior capacidade, freios de maior dimensão, suspensões recalibradas e manetim para partida em rampa também fazem parte dos novos modelos.
Para atender ao segmento, foram desenvolvidos os modelos VW Constella-tion 17.190 Compactor 4×2, ideal para caixas coletoras e compactadoras de 15 m³; o VW Constellation 17.280 Compactor 4×2, também para caixas coletoras e compactadoras de 15 m³, e a versão 6×2, para caixas coletoras e compactadoras de 19 m³, com transmissão automática ou mecânica.
(EH)
Foto: Divulgação