Caminhões usados viram alternativa de negócios para MAN Latin America

Veículos usados adquiridos pela fabricante em negociações com clientes avançaram 80% em 2016 na comparação com o ano anterior

Usados
Malagrine

O segmento de caminhões usados ganhou mais destaque nos negócios da MAN Latin America em 2016. No ano passado, a empresa adquiriu 541 veículos seminovos, originários de negociações envolvendo a troca de caminhões novos. O volume é 80% superior ao de 2015.

“Notamos que nossos clientes desejavam renovar sua frota, mas tinham dificuldade em negociar seus caminhões para autônomos, devido à baixa na economia”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

O modelo de negócio ganhou força principalmente devido à crise econômica no país. Isso porque os clientes que desejam renovar sua frota já contam com veículos usados que podem ser utilizados como parte do pagamento, o que reduz o total a ser financiado e facilita o acesso ao crédito.

De acordo com o relatório da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), até dezembro de 2016 foram comercializados 332.144 caminhões usados, uma média de 6,8 unidades a cada zero-quilômetro – o total no acumulado de novos até dezembro representava 50.292 unidades.

A média é superior à registrada no ano anterior, que tinha proporção de 5 para 1. Em 2015 as vendas de caminhões usados somaram 329.281 unidades segundo dados da Fenabrave e as de zero-quilômetro responderam por 71.787.

- Publicidade -