Caminhões Volkswagen na luta contra o câncer em Minas Gerais

Os caminhões Volkswagen são importantes reforços na campanha Outubro Rosa, que luta contra o câncer de mama em todo o mundo. Isso porque dez veículos Constellation 15.190 estão fazendo o transporte de unidades móveis para a realização de exames de mamografia em diversas cidades de Minas Gerais.

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, desenvolvidas pela fabricante de implementos Truckvan, são parte dos investimentos realizados em função da campanha no Estado e funcionam como clínicas médicas, equipadas com mamógrafos de última geração e aparelhos de ultrassom para a realização de exames de Papanicolau, que servem para identificar câncer no colo do útero.

Projetadas para viabilizar cerca de 700 procedimentos por dia nas cidades mineiras que não têm acesso a esse tipo de exame pela rede pública, as unidades contribuem para o Programa Estadual de Controle do Câncer do Governo de Minas Gerais. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença que é a que mais mata mulheres no Brasil e deve atingir cerca de 4.700 mineiras neste ano.

Entenda a campanha

O movimento popular Outubro Rosa ficou mundialmente conhecido por conscientizar a população sobre a importância da mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o Ministério da Saúde, o ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Essa não é a primeira vez que caminhões Volkswagen participam de campanhas como essa. Desde o ano passado, um caminhão VW Constellation 13.180 transporta uma Unidade Móvel de Mamografia pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do subdistrito da Mooca, em São Paulo. O projeto itinerante é resultado da parceria entre a fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e caminhões MAN, Instituto Se Toque, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Justiça Federal.

Foto: Henrique Chendes