Campanha alerta para “monstros” criados por nós quando estamos no trânsito

Em campanha para a Semana Nacional do Trânsito, exemplos de irresponsabilidade no trânsito são representados como “monstros”.

 

Batizada de “Más Ideias”, a campanha tem como objetivo principal materializar as ações que podem resultar em acidentes de trânsito.

Foram criados monstros formados por componentes que representam uma má ideia, como beber e dirigir, andar em alta velocidade, esquecer o cinto de segurança ou falar ao celular. São oito personagens confrontados com o herói, também um monstro, chamado Responsa.

A ideia nasceu do conceito de adjetivar as principais causas de acidente no Brasil. Mostrar que essas ideias estão no inconsciente desde a hora que o motorista entra no carro. “As más ideias simplesmente estão ali, o tempo todo. Nosso objetivo é conseguir mostrar que ela pode ser detectada e descartada imediatamente”, explica Antero Neto, redator da campanha.

“Más Ideias” faz parte do programa de redução de acidentes da CCR, com cronograma de ações permanente. Além de folheteria, faixas e placas, a campanha ainda terá um site, no qual é possível compartilhar GIFs das más ideias e ter informações sobre os personagens, filmes de 30 segundos e 60 segundos para mostrar como esses monstrinhos nascem na cabeça dos motoristas entre outras ativações, como abordagens em escolas e outros espaços infantis.

Metas

O objetivo da campanha é formar motoristas desde a infância. Dessa forma, essas crianças, ao terem a carteira de motorista, já serão conscientes.

“Práticas que incentivem à segurança e colaborem para prevenir acidentes são preocupações constantes para a companhia. Neste ano, buscamos ilustrar, de forma lúdica e leve, como as decisões equivocadas podem ocasionar problemas, não apenas para o condutor em questão, mas também para os demais motoristas. Por isso, a campanha “Más Ideias” detalha, por meio de personagens animados, os principais fatores que causam acidentes: bebida, sono, preguiça, mentira, uso do smartphone, falta de manutenção no automóvel, entre outros”, afirma Francisco Bulhões, diretor de Comunicação do Grupo CCR.

Conheça os personagens da campanha:

Responsa: o arqui-inimigo das más ideias no trânsito. A viagem é mais segura quando os motoristas dirigem com o Responsa;
Beberrones: a má ideia de misturar álcool com direção resulta no Beberrones. Nenhum tipo de bebida alcoólica é permitido ao dirigir;
Pé-de-chumbo: pisar no acelerador com exagero é a má ideia Pé de chumbo. É essencial respeitar os limites de velocidade das rodovias;
Celulárico: olhar e digitar no celular enquanto dirige é a principal causa de acidentes no trânsito. O Celulárico representa essa má ideia;
Desfarolado: não deixe pra lá coisas simples, como regular e acender os faróis mesmo durante o dia. Essa má ideia é representada pelo Desfarolado;
Sonildo: dirigir quando está cansado? Nem pense nisso. O Sonildo é a má ideia que pode causar graves acidentes;
Carecaldo: preste atenção aos problemas de falta de manutenção do veículo, como pneu careca. Fique longe da má ideia intitulada de Carecaldo;
Mentira cabeluda: mentirinhas como “vou ultrapassar por aqui mesmo porque assim consigo chegar antes” são um perigo para o trânsito. Lembre-se sempre de ficar longe da má ideia Mentira cabeluda;
Preguicildo: não tenha preguiça de colocar o cinto de segurança e de colocar criança na cadeirinha. O Preguicildo está aqui para te alertar dessa má ideia.

- Publicidade -