Empresa baseada em Porto Velho (RO) adquiriu 25 unidades da versão Urbano para o transporte de passageiros
Os veículos foram encarroçados pela Comil com a carroceria Svelto e contam com elevadores de acessibilidade para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. “A Ideal passa a contar com produtos que proporcionam conforto para o passageiro e redução no consumo de combustível, sem abrir mão do desempenho”, afirma Gustavo Serizawa, gerente de marketing de produtos da Iveco Bus.
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Projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o modelo de 17 toneladas está apto a atender demandas de aplicações para transporte urbano e intermunicipal.
O veículo passou por mais de 1,2 milhão de quilômetros em testes realizados pela Iveco para validação dos componentes e constatação da disponibilidade de uso do chassi. Além disso, o 170S28 rodou, em condições reais de uso, 600 mil quilômetros na fase de testes com transportadoras.
Chassi 170S28
Os resultados de consumo do modelo da Iveco Bus devem-se ao motor N67, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 280 cv, a maior do segmento.
A potência do chassi 170S28 faz com que o veículo mantenha o desempenho mesmo com o sistema de refrigeração ligado e consumindo entre 30 e 35cv de potência.
A FPT desenvolveu o N67 com o desafio de tornar um motor mais eficiente sem abrir mão da potência. A resposta foi a conceituação baseada no downspeeding, que pode ser descrito como fazer um motor operar a baixas rotações com torque elevado, gerando maior eficiência e redução do consumo de combustível, além de maximizar a vida útil do motor.