Com linha renovada, e mais opções, Volvo vai brigar pela liderança no mercado de ônibus

Por Mauro Cassane
Editor do Portal

A chegada da nova versão de motorização Euro 5 promoveu a maior onda de lançamentos da história do País. Todas as fabricantes de veículos comerciais apresentaram novidades. Outras ainda vão apresentar nos próximos dias. A Volvo, que foi a primeira a mostrar a nova tecnologia Euro 5 para caminhões, apresentou agora sua linha de ônibus inteiramente renovada e com a nova motorização. No ano passado a empresa oferecia um cardápio com 15 modelos de chassis. Agora aumentou o leque: são 19 modelos com opção para os segmentos rodoviário, urbano e fretamento.

De acordo com Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America, “com os veículos Euro 5 o jogo está agora zerado entre todos os concorrentes”. A afirmativa, lapidar, mostra uma nova realidade no mercado nacional: todos os fabricantes terão que convencer os clientes que seus produtos oferecem, verdadeiramente, a melhor relação custo/benefício. E, neste caso, o que é válido para ônibus também serve para caminhões.

Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America

No segmento de ônibus pesados a Volvo, com 23% de participação, nunca ameaçou a liderança da Mercedes-Benz, que há mais de uma década abocanha quase 50% deste mercado. Contudo, pela lógica coerente de Pimenta, o jogo pode mudar nesta nova fase. “Vamos brigar pela liderança, já que agora ficou na mesma situação tecnológica”. E vontade e esforço para isto a Volvo já mostrou logo no lançamento: ainda neste mês duas caravanas, cada uma com seis ônibus encarroçados e mais dois chassis, vão percorrer e demonstrar os novos produtos em 54 cidades do País. “Vamos rodar o Brasil para que os clientes tenham oportunidade de conhecer de perto toda a nossa linha de produtos, nossos diferenciais e soluções de transporte”, conta Pimenta.

Uma caravana percorrerá o Sul do País e a outra, Norte e Nordeste. “Nossa intenção é que os operadores das principais capitais e cidades de grande demanda por soluções de mobilidade urbana conheçam nosso portfólio de produtos”, destaca Euclides Castro, gerente da linha de urbanos da Volvo. Já José Luis Gonçalves, que cuida da linha de rodoviários, está de olho na iminente renovação da frota de veículos rodoviários, especialmente no segmento de turismo por conta da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

Novidades – Nos urbanos, a Volvo resolveu entrar sem receio no lucrativo segmento de veículos com motor frontal. “Já estamos com 5% deste mercado mas queremos até o final do ano, com produtos mais modernos, alcançar 10% de participação”, diz Pimenta. Na linha de urbano a Volvo dotou seus chassis com a transmissão automática Ecolife, da ZF, e novo sistema de controle de aceleração. “Só a caixa Ecolife já reduz o consumo de combustível em até 6%”, diz Euclides Castro.

Já no segmento rodoviário a Volvo tratou de mostrar as garras apresentando ao mercado o ônibus com a maior potência do mercado: o B450R, disponível nas versões 6×2 e 8×2 e, como já anuncia a nomeclatura, com 450 cv de potência. E como a marca registrada da empresa é a segurança, um opcional para estes veículos chama a atenção: o Alcolock, que é um bafômetro acoplado ao painel. Com este equipamento o veículo até pode ser ligado mas só sai do lugar depois que o motorista assoprar o aparelho. Se for detectado algum álcool no sangue, esquece…o ônibus fica parado. A novidade, por certo, deveria ser de série e, por lei, equipar todo tipo de automóveis e caminhões.

Outra novidade da Volvo que merece destaque é o urbano de chassi convencional híbrido batizado de B215RH. O veículo entra em movimento com o motor elétrico de 160 cv que se mantém em uso até a velocidade limite de 20 km/h. Acima desta velocidade entre em ação o motor a diesel de 215 cv. Este veículo consegue a proeza de reduzir 35% o consumo de diesel e emite 50% menos partículas no ar quando comparado com os ambientalmente corretos motores Euro 5. Claro que custa bem mais caro, e o preço ninguém da Volvo quis revelar, mas 80 unidades já foram encomendadas pelas prefeituras de São Paulo e Curitiba. “As vantagens operacionais e ambientais deste veículo certamente compensa o investimento”, afirma Euclides Castro.

Foto: Divulgação/Volvo Bus

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