por Leandro Tavares,
de São Paulo e Atibaia para o portal
A Volkswagen é uma das empresas mais tradicionais do mercado automotivo brasileiro. Líder de vendas em diversos segmentos, representados pelas mais diversas marcas, como por exemplo a MAN Latin America, a companhia alemã ainda sofre reflexos com a pouca experiência quando o assunto é picape média, já que a representante Amarok foi lançada há apenas dois anos.
No entanto, a nova versão do veículo foi projetada para acabar com a desconfiança do público. E esta missão tem como principal reforço a nova transmissão automática, que vai até uma silenciosa oitava marcha, e é fortemente apoiada pelo motor 2.0 biturbo a diesel, o TDI, na versão Highline, a top de linha. Em números, o aumento foi de 17 cavalos de força (agora com 180 cv) e 2 kgfm (42,8 kgfm).
Após vender 10.229 unidades da Amarok em 2011, a meta da Volkswagen com as novidades é quase dobrar esse número, passando a marca de 20 mil. E a transmissão automática terá papel fundamental neste objetivo. Sem ela, apenas 50% do público do mercado era contemplado. A série de inovações da Amarok eleva esse valor para 80%. “Estamos muito confiantes de que atingiremos esta marca em 2012”, afirmou Marcelo Olival, Gerente Executivo de Comercias Leves da Volkswagen, em evento nesta quarta-feira em São Paulo. Até a primeira quinzena de março, foram 2.966 Amaroks vendidas, número bem distante das 6.226 vendidas pela Hilux, líder do segmento.
E como um dos grandes assuntos da atualidade é a redução de emissões, a nova Amarok prova que também é uma amiga do meio ambiente. A introdução de um filtro de partículas reduz as emissões de material particulado. “As pequenas partículas de fuligem ficam no filtro, localizado na última parte do escapamento”, explicou Holgen Westendorf, Chefe Mundial de Projetos Técnicos da Volkswagen de Veículos Comerciais, em entrevista exclusiva ao Brasil Caminhoneiro.
Este filtro possui vida útil de mais de 120 mil km e adequa a Amarok às normas do Proconve L6. Entretanto, para tal, é preciso utilizar apenas o diesel S-50, que além do material particulado emite também baixa quantidade do poluente óxido de nitrogênio (NOx). Caso um diesel de péssima qualidade seja utilizado, a picape sofrerá algumas consequências. “Há um risco de danificação do filtro, que terá uma redução de vida útil, além da criação de uma forte nuvem branca saindo do escapamento, denunciando o uso de outro diesel (S-500 ou S-1800, por exemplo)”.
Todas as versões da Amarok trazem de série airbags frontais e freios ABS. A Amarok dispõe também, como equipamento standard, da exclusiva função off-road para o sistema ABS, que otimiza sua eficiência em estradas não pavimentadas, reduzindo as distâncias de frenagem. As versões Highline e Trendline podem contar opcionalmente, com o sistema ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade –, Controle Automático de Descida (HDC) e Assistente para Partida em Subida (HSA). O ELD (bloqueio eletrônico do diferencial), que contribui para a estabilidade do veículo, é standard em toda a linha.
A versão de entrada da Amarok, a Cabine Simples (CS) 4×2 sai pelo valor de R$ 80.990. Já a Cabine Dupla (CD) Highline A/T será vendida por R$ 135.990. Um item que deixa o valor mais competitivo em relação com o mercado é o seguro, de R$ 4 mil, em oferta por tempo limitado.
Veja abaixo os valores de cada versão:
Volkswagen Amarok Cabine Simples (CS) 4×2: R$ 80.990
Volkswagen Amarok CS 4×4: R$ 87.990
Volkswagen Amarok CS SE: R$ 95.490
Volkswagen Amarok Cabine Dupla (CD) 4×2: R$ 91.490
Volkswagen Amarok CD 4×4: R$ 95.490
Volkswagen Amarok SE: R$ 102.990
Volkswagen Amarok CD Trendline: R$ 114.490
Volkswagen Amarok CD Highline: R$ 129.490
Volkswagen Amarok CD Highline A/T: R$ 135.990
Fotos: Divulgação