Com treinamento e seminário, Volvo promove importância da direção segura e econômica

por Leandro Tavares,
de São Paulo para o Brasil Caminhoneiro

Conhecer profundamente o setor logístico não é requisito para saber que um dos principais focos do transportador de carga é economia, seja de combustível, em manutenções ou outros fatores de números mais pulverizados na operação. No entanto, apesar da eterna cobrança de quem contrata um frete em receber seu produto quanto antes, a direção segura é uma das mais importantes aliadas na busca pela redução de custos. Seguindo seu DNA de buscar índice de zero acidentes nas estradas pelo mundo, a Volvo promoveu nesta quarta-feira um seminário aos jornalistas para levantar questões sobre segurança e apresentar tecnologias que visam ajudar na busca desta causa.

Diretor de segurança da Volvo Trucks Corporation, o sueco Carl-Johan Almqvist falou sobre as tecnologias lançadas recentemente para aumentar a segurança nos caminhões e que em breve se tornarão exigências legais na Europa. Já a pesquisadora brasileira Nereide Tolentino, especialista em desenvolvimento comportamental, mostrou o TransFormar, programa de treinamento de motoristas. “Um motorista consciente é fator-chave para a segurança na estrada”, diz a pesquisadora.

O trânsito no Brasil não é piedoso. Calcula-se que cerca de quatro mil motoristas de caminhões morrem anualmente em acidentes no País. Somente com acidentes no transporte rodoviário de carga, estimam-se aproximadamente R$ 10 bilhões em prejuízos anuais. Com o lema “Vida e economia na mesma direção”, o TransFormar é baseado no gerenciamento de riscos da viagem e é executado levando-se em consideração o cotidiano do condutor.

Portanto ações como o TransFormar não são somente teorias utópicas de um trânsito ideal. Para os transportadores mais calculistas, os resultados com a direção defensiva se refletem com a redução de custo com manutenções, ou até mesmo com a necessidade de comprar um novo veículo caso o acidente destrua o caminhão. Para os mais humanos, a queda nos números de acidentes poupa vidas.

“A mudança de comportamento do motorista é o que pode fazer a diferença”, afirma Anaelse Oliveira, coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST). “Toda a metodologia do programa está dirigida para melhorar a conduta do motorista nas diferentes etapas da viagem, desde o planejamento e a implementação das verificações, passando pela operação propriamente dita, até a avaliação final dos resultados da viagem”, completa Nereide Tolentino.

A Silvestrin Transportes, braço logístico da Silvestrin Frutas, de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, aderiu ao TransFormar em 2009. Desde então, a empresa envia, todo ano, de dez a vinte motoristas de seu quadro de funcionários para participar do treinamento em uma das concessionárias Volvo no estado ou para a sede da Volvo em Curitiba (PR).

“Desde que nossos motoristas começaram a participar do TransFormar, o número de acidentes reduziu-se muito. De 2009 até agora, tivemos apenas oito acidentes, todos sem gravidade”, declara João Silvestrin, proprietário da Silvestrin Frutas. Antes de ingressar no treinamento, a empresa registrava em média, quatro acidentes por ano embora contasse com um número inferior de veículos.

Do atual quadro de motoristas, mais de 60% já passaram pelo TransFormar. Outra turma, com onze profissionais está agendada para fazer o curso na última semana de setembro. A melhora do nível dos motoristas inclusive fez com que a Silvestrin perdesse mais de vinte profissionais para outras transportadoras, uma vez que a mão-de-obra qualificada está em falta no mercado.

- Publicidade -