Ação realizada pela Rota do Oeste e PRF atua na verificação de freios e suspensão.

A última semana da campanha do Maio Amarelo na BR-163, em Mato Grosso, conta com uma ação especial de fiscalização de veículos de cargas. De ontem (28) a 30 de maio, caminhões e carretas passam pela inspeção de freios, suspensão e verificação da documentação. As abordagens são realizadas pela Rota do Oeste e Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o objetivo de reforçar aos motoristas a importância da manutenção do veículo para a segurança própria e de terceiros.

O primeiro dia de fiscalização ocorreu na praça de pedágio localizada no segmento de Campo Verde, no trecho de sobreposição da BR-364 e BR-163. O gerente de operações da concessionária, Wilson Ferreira, destaca que a região foi escolhida pelo Comitê de Segurança Viária por anteceder a descida da Serra de São Vicente, região em que são registrados acidentes envolvendo caminhoneiros. “Aproveitamos o encerramento do Maio Amarelo para mais uma vez abordar um assunto que é muito importante para os motoristas, que é a manutenção veicular”.

Segundo a PRF Mariele Pizzol, da seção de operações (Seop-MT), o foco principal da fiscalização é a verificação de freios e suspensão dos veículos, que são elementos indispensáveis para prevenir acidentes.

Durante as abordagens, a PRF aproveitou para averiguar outros itens de segurança do veículo, a documentação e as condições físicas do motorista para dirigir, bem como o cumprimento da jornada de trabalho. Os condutores também realizaram teste com etilômetro.

Motorista profissional há 7 anos, Fabrício Souza de Oliveira teve que dar uma pausa da viagem realizada de Campo Grande (MS) para Cuiabá (MT) para passar pela inspeção do veículo. Durante a verificação, a PRF orientou o motorista sobre a necessidade de fazer algumas adequações antes de seguir viagem. “Eu concordo com esse tipo de fiscalização, sei que é para a nossa própria segurança. Estou atendendo aos pedidos e depois sigo para o meu destino”.