No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Pensando nisso, em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a AB Triângulo do Sol apoiará a campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Durante todo o mês, os painéis eletrônicos da concessionária instalados nas rodovias exibirão a frase “NOVEMBRO AZUL – MÊS DA PRÓSTATA / HOMEM TAMBÉM SE CUIDA – FAÇA O EXAME PREVENTIVO”, com o intuito de despertar o interesse dos usuários para o tema.

Novembro foi o escolhido para o mês da prevenção masculina justamente porque no dia 17 se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Prevenção ao câncer de próstata

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula masculina (com a forma de maçã) localizada na parte baixa do abdômen, situando-se abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo por onde a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal.

O que é câncer de próstata?

Câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. A raça negra constitui-se um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

O que causa o câncer de próstata?

Não se sabe ainda com exatidão a causa do câncer de próstata, mas pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais, genéticos, alguns hábitos alimentares e condições ambientais como fatores de risco para desenvolver a doença.

Quais são os sintomas da doença?

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas.

Como é feito o diagnóstico?

Através do toque retal e da dosagem do PSA no sangue pode-se avaliar a próstata. Dependendo das alterações encontradas, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença do câncer de próstata.

O câncer de próstata tem cura?

Sim, quanto antes iniciar o tratamento, melhores serão os resultados.

Como é feito o tratamento?

Dependendo da fase em que é diagnosticado o câncer de próstata, o médico poderá indicar radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal, mas a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada para cada pessoa.

Como se prevenir?

A prevenção é baseada em uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura; realização de pelo menos 30 minutos diários de atividade física; manutenção do peso adequado à altura; diminuição no consumo de álcool; abdicação do hábito de fumar; realização de exames de rotina, a partir dos 40 anos; visita ao médico, caso tenha histórico familiar da doença, que indicará os exames necessários.

Com informações do Hospital do Câncer de Barretos.