A equipe de atendimento médico do serviço SOS Usuário da CCR ViaLagos inicia nesta quarta-feira o treinamento “Abordagem às Vítimas Politraumatizadas de Trânsito”, para os profissionais da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Araruama. O objetivo da Concessionária é contribuir para o aprimoramento profissional das equipes de emergência dos hospitais públicos dos municípios servidos pela rodovia.
Cerca de 200 funcionários daquela unidade médica – entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, receberão orientação sobre procedimentos de atendimento a vítimas com trauma, de acordo com os mais recentes protocolos internacionais da área. O primeiro encontro, esta quarta-feira, das 8 às 12h, na sede da CCR ViaLagos, em Rio Bonito, contará com a presença do Secretário Municipal de Saúde de Araruama, Fernando Daniel da Silva Lima.
“A qualificação dos profissionais de saúde em atendimento emergencial é de fundamental importância na abordagem às vítimas do trânsito, garantindo desde os primeiros momentos a condição de manutenção da vida”, atesta o secretário Fernando Daniel.
No treinamento “Abordagem às Vítimas Politraumatizadas de Trânsito”, os participantes serão orientados sobre cinemática, biomecânica do trauma e as lesões mais comuns em vítimas de acidentes automobilísticos. Eles acompanharão demonstrações de técnicas de mobilização e imobilização de vítimas traumatizadas com o uso de colar cervical, keds, imobilizador de membros e prancha longa, e conhecerão também os modernos recursos das ambulâncias UTI e de resgate da concessionária CCR ViaLagos.
Foto: Divulgação