Conheça o exame obrigatório para fumantes acima dos 40 anos de idade

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) está entre as doenças que mais matam no mundo. E cerca de 90% dos casos dessa enfermidade caminham juntos com o tabagismo. A DPOC reduz a capacidade de respiração do indivíduo, e apresenta características de bronquite crônica e enfisema pulmonar. Para diagnosticar esse problema, a saída é o exame de espirometria, que mede a velocidade e a quantidade do ar respirado.

A prevenção deve começar a partir dos 40 anos de idade, principalmente em fumantes, conforme alerta afirma Luiz Francisco Ribeiro Médici, pneumologista e coordenador técnico do Centro de Reabilitação Pulmonar do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos: “A DPOC pode ser diagnosticada precocemente por meio do exame e se tratada adequadamente pode melhorar a qualidade de vida do paciente”.

A DPOC pode ser considerada leve, moderada ou grave de acordo com a intensidade dos sintomas. Em todos os casos, há tosse, produção de catarro, falta de ar e chiados no peito. Segundo especialistas, o principal meio para ser bem sucedido no tratamento contra a doença é parar de fumar.

Foto: Divulgação

- Publicidade -