Continental Pneus investe no mercado de recapagem e traz para Brasil banda de rodagem ContiTread ™ em aplicação em veículos comerciais

A partir de hoje a Continental Pneus anuncia sua entrada no mercado brasileiro de recapagem comerciais com a ContiTread™ – banda de rodagem que mantém as mesmas características dos pneus de carga da marca. A previsão para iniciar o projeto – que recebeu um investimento em cerca de um milhão de dólares – pelo Brasil, é para o final do mês de agosto. Por meio deste mecanismo, é possível reduzir os custos do pneu por quilômetro rodado em até 57%.

A prática da recapagem (reposição da banda de rodagem desgastada pelo uso), adotada mundialmente, surgiu da possibilidade de se reaproveitar com total segurança a carcaça, projetada pelos principais fabricantes de forma a suportar diversas sobrevidas. Somente no Brasil esse mercado movimenta um volume de 7,6 milhões de pneus de carga reformados por ano. Segundo dados da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), o País é o segundo maior mercado mundial neste segmento, atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com a entidade, o setor movimenta anualmente cerca de R$ 4 bilhões, possui 1.300 reformadoras comerciais, 18 fornecedores de matéria-prima e gera mais de 40.000 mil empregos diretos. Hoje, mais de 2/3 dos pneus de carga em uso são reformados, gerando uma economia de aproximadamente R$ 5,6 bilhões/ano para o setor de transportes.

“A recapabilidade é hoje um forte argumento de venda para os fabricantes de pneus novos. Ao maximizar a vida útil dos pneus ajudamos o meio ambiente, reduzindo os custos operacionais e tornando um importante diferencial para as frotas”, explica Gilberto Viviani, gerente nacional de vendas de Pneus para Veículos Comerciais da Continental.

O novo modelo de negócio da empresa será realizado através de parcerias com as revendas da marca interessadas em incorporar a prestação desse serviço, com novas empresas dispostas a investir em recapagem de pneus de carga e com companhias que já atuam nesse segmento e que tenham interesse em trabalhar com a bandeira Continental; que pretende inaugurar no mínimo duas recapadoras por ano. Cada contrato de parceria terá duração de cinco anos.

“Nossa rede é integrada atualmente por mais de 200 pontos de venda de pneus de carga em todo o território nacional e, em um primeiro momento, o foco está na oferta dos serviços de recapagem nos grandes centros. Os parceiros contarão com o suporte técnico e logístico de nossa equipe desde a definição dos layouts e seleção de maquinário, passando pelo treinamento das equipes de recapadores e de vendas. Sabemos que para muitos deles esse será um negócio totalmente novo, mas que apresenta um imenso potencial”, detalha Renato Sarzano, diretor-superintendente e responsável pelas operações comerciais de Pneus da Continental na América Latina.

As novas bandas serão produzidas na fábrica da Continental em Morélia, no México, responsável pelo abastecimento dos mercados dos Estados Unidos, América Central e agora também do Brasil. Atualmente, todos os pneus novos da Continental voltados para aplicações comerciais são produzidos na fábrica de Camaçari, na Bahia, que no ano passado recebeu um aporte de US$ 210 milhões para duplicar até 2014 a sua capacidade de produção voltada tanto para o abastecimento do mercado interno como para exportação (países do NAFTA e da América Latina).

As bandas ContiTread™ estão disponíveis nos desenhos HSR, HSR2 SA, LSR1, HDR2 SA, HDR1, HTL Eco Plus, HSU1, LSU1, HSC1,HSC e HDC1. Para os próximos meses, já está prevista a introdução da banda para o HTR2 SA.

A ContiTread™ também pode ser aplicada em qualquer pneu de carga disponível no mercado. Os pneus da marca Continental recapados com a ContiTread™ contam ainda com o benefício adicional da Garantia C3, que protege o pneu reformado até o final da 3ª vida.

“Projetamos um ganho substancial em relação aos demais métodos de recapagem em itens da maior importância como consumo de combustível, durabilidade quilométrica, capacidade de escoamento de água e poder de tração”, acrescenta Renato Sarzano.

A nova banda proporciona performance equivalente à original em sucessivas recapagens, tanto na entrega de alta quilometragem como no baixo consumo de combustível e no desgaste uniforme.

Certificação do INMETRO

Até o próximo mês de novembro, todos os reformadores de pneus comerciais (caminhão e ônibus) deverão obter o certificado do INMETRO conforme determinação da Portaria nº 444 de 19 de novembro de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 23 de novembro de 2010.

A certificação é compulsória, ou seja, todas as empresas que realizam o serviço de reforma de pneus destinados a Veículos Comerciais, Comerciais Leves e seus Rebocados serão obrigados a atender aos requisitos da portaria. Aqueles que não se adequarem até o prazo legal estipulado não poderão realizar o serviço de reforma de pneus e ficarão sujeitos às penalidades e sanções legais previstas em lei.

Foto: Divulgação/Continental

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