Convênio incentiva hábito de leitura no litoral paulista

Por Evelyn Haas
da Redação do Portal

A partir de 2012 as travessias litorâneas dividem espaço não só com carros e passageiros, mas também com livros. Isso porque, a Dersa em parceria com o Instituto Brasil Leitor (IBL) assinou um convênio que implantará bibliotecas no trajeto de uma cidade para outra através do projeto “Ler é Saber”.

Enquanto as pessoas esperam as balsas, poderão alugar um livro e fazer o tempo esse tempo ocioso ficar mais agradável. O público do entorno também poderá usufruir deste benefício.

Com objetivo de levar o mundo dos livros para lugares inusitados como trens, metrôs e ônibus, lugares onde normalmente o acesso à prática da leitura era nulo, a intenção é galgar outros meios para difundir o conceito do IBLA.

A primeira biblioteca será instalada na estação de Vicente de Carvalho, no Guarujá/SP, por onde passam diariamente cerca de 13,5 mil pessoas.

“Estamos em 27 cidades e 12 estados; trens, ônibus e metrôs. Tínhamos um sonho de chegar às estações de barcas da DERSA: era o que faltava para o IBL completar seu ciclo”, diz o diretor geral do IBL, Willian Nacked.

O projeto “Ler é Saber” existe há 10 anos e é destinado para os amantes da leitura, interessados ou curiosos pelo o que o universo das letras pode proporcionar à cada um. Basta a pessoa se cadastrar, fazer uma carteirinha e alugar seu livro gratuitamente. Já são 1,32 milhão de livros emprestados.

A DERSA opera dois serviços de travessia com atendimento exclusivos a passageiros: Praça da República (Santos)-Vicente de Carvalho (Guarujá) e Cananéia-Ariri. O transporte é feito com lanchas (“barcas”), cujas capacidades variam entre 180 e 730 passageiros e transportam um volume médio mensal em torno de 350 mil passageiros.

Foto: Divulgação Dersa e IBL

- Publicidade -