Apenas no ano de 2013, mais de 6,5 mil acidentes ocorreram nas estradas do Brasil, ocasionando quase 400 mortes, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. Para que haja a diminuição desses índices, a Coopercarga realizou no último mês de dezembro uma campanha de segurança no trânsito com foco em colaboradores e sociedade. A estimativa é de que foram atingidas, por meio da campanha, mais de 10 mil pessoas.
Dados estatísticos foram utilizados em palestras que sensibilizaram e deram dicas aos colaboradores. Simultaneamente, a equipe da Coopercarga realizou abordagens a motoristas e sociedade em geral nos semáforos e postos de combustíveis, entregando folders e realizando um bate-papo informal com dicas de trânsito.
“O intuito é sensibilizar a sociedade para que as leis de trânsito sejam cumpridas. Afinal, o comportamento de cada um é fator imprescindível e que pode fazer toda a diferença no trânsito. Os cidadãos abordados foram receptivos e consideraram o assunto de extrema importância”, diz Tânia Faggion, supervisora da área de Sistema de Gestão Integrado e responsável pela iniciativa.
Também na segunda semana de janeiro, a cooperativa dará início a mais uma edição do curso PAZ (Programa Acidente Zero), treinamento interno que tem como foco a capacitação de seus profissionais do volante.
Essas ações reforçam o compromisso da Coopercarga perante as atividades realizadas ao longo do ano, como a campanha “Eu Sou Mais Coopercarga”, que promoveu diversas blitzes de conscientização junto aos motoristas, além de aplicação de testes de bafômetro para o cumprimento da Política de Álcool e Drogas da cooperativa.